Geo Arbitragem: Quais as melhores cidades brasileiras para viver sua Independência Financeira?

Você já ouviu o termo “Geo Arbitragem” ou “Arbitragem Geográfica”? Este conceito, muito utilizado pelos independentes financeiros em vários países, ainda não é muito conhecido no Brasil. Trata-se de um termo técnico para, simplificadamente, se mudar para obter vantagem do custo de vida mais baixo em um outro país/cidade.  Esta estratégia é muito utilizada principalmente no início da vida FI/RE que é o período crítico que devemos evitar estourar qualquer orçamento.

Em virtude disso, fomos desafiados por um leitor a listar as cidades brasileiras com maior potencial para uma pessoa que vai viver de renda morar.

Partindo deste desafio, pensamos nos fatores mais importantes para esta escolha. 
Definimos que as duas principais variáveis são: Qualidade de vida e Custo de vida.


Qualidade de vida: Para esta variável vamos usar o IDH. O IDH não mede exatamente a qualidade de vida mas é uma boa medida comparativa para classificar os locais de acordo com seu grau de desenvolvimento humano, o que inclui expectativa de vida, nível de escolaridade e educação, PIB per capta, padrão de vida e outros.
Custo de vida: Aqui é onde existem menos dados. No Brasil existe o site Custo de Vida que traz um ranking das principais cidades do Brasil e seu custo de vida em comparação com as outras cidades. Está longe de ser a fonte de dados ideal e não contempla muitas cidades importantes, então teremos que usar as cidades que estão disponíveis no ranking do site, que contempla apenas cidades com atualização crowdsourcing nos últimos 18 meses.
O que vamos buscar? Cidades com  melhor qualidade de vida e menor custo de vida

A cidade mais baixa no ranking de custo de vida (menor custo de vida) disponível com maior IDH é Araraquara, SP


As cinco primeiras colocadas são (em Dez. 2017):

  1. Araraquara, SP
  2. Taubaté, SP
  3. Uberlândia, MG
  4. Bauru, SP
  5. Vila Velha, ES (c/ Praia)

Lembrando que este ranking de custo de vida é atualizado diariamente e o resultado pode variar muito com a entrada de novos dados. Este ranking foi elaborado em 01 de dezembro de 2017. Para verificar uma cidade específica, acesse os rankings.


-Quer saber as cidades mais baratas para viver sem considerar o IDH? Veja esta lista

E você, qual cidade pretende morar quando atingir a independência financeira / aposentadoria?




36 thoughts on “Geo Arbitragem: Quais as melhores cidades brasileiras para viver sua Independência Financeira?

  1. Mais um tópico que tenho dedicado algum tempo pra analisar.
    Hoje tenho focado em peneirar cidades de até 500 mil habitantes no interior do PR, SP e SC. Tô até com um roteiro (guardado faz uns 2 anos já…) para dirigir e reconhecer algumas dessas cidades.
    Grande abraço!

  2. AA40,

    Vou dizer o lugar com melhor qualidade de vida e custo benefício pra mim, Ilhas Canárias!!!

    Lá você vive como um Carioca dos anos 70 com uma qualidade de vida europeia como o mesmo valor de cidades baratas pelo Brasil. Rio, SP e BSB são mais caras que as Ilhas Canárias. voos entre as ilhas custam 10 euros e em épocas de promoção custam 5 euros!

    Duvidam? Leiam meu post e façam pesquisas.

    http://www.bpmilhao.com/2017/04/minha-viagem-as-ilhas-canarias-gran.html

    1. Uma alternativa seria cidades menores na região do Algarve, em Portugal. Apesar de ser uma área turística, Portugal continua sendo um dos países mais baratos da Europa Ocidental pra se morar.
      No nosso caso, de irmos como "aposentados", pode-se ir com o visto D7 feito ainda aqui no Brasil, com uma renda comprovada muito baixa se comparada a outros países, inclusive a vizinha Espanha.
      Desculpe puxar a sardinha, mas morar em Portugal é meu sonho de consumo (ok, podem me chamar de pobre…ou frugal, o que prefiro… KKK). O estilo de vida sossegado de uma cidade lusitana média é meu objetivo final. Se for em Braga, posso morrer feliz por lá!

    2. Portugal é legal mesmo, a questão da lingua e tal é um facilitador.
      Bom, tendo morado fora do país já eu sei bem como é não ser tratado como um igual e não poder chamar a patria de sua. Você sempre é visto com diferença. Acho que não quer isso para mim mais, mas recomendo sim pois cada um tem de ter suas própria experiências.

  3. Principais fatores que procuro são valores de aluguel interessantes, segurança, tranquilidade e algumas opções de lazer.
    Embora não conheça a maioria dessas cidades pessoalmente, algumas opções seriam: Londrina, Maringá, Cascavel – PR, Marília – SP, Bento Gonçalves – RS,Região de Blumenau, Vale Europeu e Chapecó – SC…
    Mas esse país é gigante, a galera podia comentar e fazer mais sugestões tb.
    E vc, AA? Já tem algo em mente?
    Vlw!

    1. LQST, boas opções mas Bento Gonçalves por exemplo é e fica em uma das regiões mais caras do RS.
      Pessoalmente eu procuro praia menos badalada e no sul do Brasil onde a segurança ainda é um pouco melhor. Ainda não defini pois ainda estou a 7 anos dos 40, minha data FIRE.

    2. Morei em BG por bastante tempo e, ao contrário do que se possa pensar, não é tão caro morar lá. Aluguel não é caro (comparando com o que pago hj, tem vários bons prédios praticamente sem condomínio), dá pra morar em áreas centrais ou próximas com um valor razoável, tudo é perto, gastando-se pouquíssimo com combustível (essas são duas das minhas três maiores despesas fixas, e alimentação paga-se o mesmo).
      Em resumo: por já conhecer o local, lá seria minha "bola de segurança" se atingisse a IF amanhã. Pra quem não tem medo de frio, é uma cidadezinha sensacional!
      PS: o boom imobiliário de uns dez anos pra cá deixaram imóveis de bom padrão em quantidade demasiada pro tamanho da cidade, gerando boas possibilidades de aquisição com desconto… Duro é barganhar com os descendentes de italiano…KKK

    3. Informações interessantes mesmo LQST. A região com certeza é uma das mais belas que existem no Brasil. Só minha preocupação realmente é custo. Mas se não for tão alto, creio que seja uma excelente opção.

  4. Itajai e Penha em SC. Regiao no entorno de Ponta Grossa PR. Vale Europeu em SC. Moro em Londrina PR. Cidade muito quente e com muita violencia pois tem 500k habita tes. Qdo me aposentar vou pra alguma dessas que citei

    1. Interessante Anon que uma vez vi uma reportagem sobre o vale europeu na tv e me encantei. Vou colocar na lista pessoal de locais a visitar para explorar como opção. Precisamos analisar os custos de lá e como são cidades pequenas não encontra-se tão fácil.

    2. Anon, pode falar um pouco mais sobre a cidade de Ponta Grossa? Tb tá no meu radar, mas não tenho muitas referências pessoais sobre ela.
      Ficamos no aguardo.
      Abraço.

  5. Essas cidades sao boas opcoes. Gostei da metodologia. IDH sozinho nao diz nada. Pode procurar e vai achar santo andre e sao caetano entre as melhores do pais e particularmente nao vejo nada de atrativo nelas. Em geral gosto do interior de sao paulo, parece bom se vc nao precisa trabalhar e essa é a idéia. Virar vagabundo.

  6. Interior de MG também é bom dimais sô, nao podemos esquecer; litoral de SC e vale europeu tambem gosto. Tem muitas opcoes no Brasil, essa é a verdade.

    1. Fala, Vagabundo!
      Minas tb me encanta (dá pra ver pelo meu nick, né?), mas acho poucas cidades bem estruturadas de nível pequeno/médio, no Sul acho mais fácil achar.
      Em MG, só me chama atenção de imediato Juiz de Fora e Uberlândia, que já são bem grandinhas. Tem alguma sugestão que vc goste?
      Valeu!

  7. Interessante o assunto. Eu como um profissional que trabalha quase que exclusivamente pela internet poderia me aproveitar de arbitragem. Vou estudar mais sobre o assunto.

    1. cara, tambem mexo com sistemas e queria saber o q preciso aprender pra trabalhar somente online. Passa a lista por favor que eu vou começar a fazer os cursos ano que vem. Obrigado e sucesso !!!

  8. Atingir IF e ficar no Brasil é bobeira. Melhor ir pra Portugal no mínimo pensando pela segurança. Algarve seria o melhor, morar em Faro ou Albufeira.
    Agora no Brasil eu iria pra uma cidade na praia no interior do Nordeste, água quente, dá pra surfar, praticar kitesurf ou windsurf. Poderia ser Jericoacoara no Ceará, ou Pipa no Rio grande do Norte.

    1. Boa FS. Obrigado pela visita.
      Também quero praia ao chegar lá.
      Já morei nos EUA e tive minha experiência internacional e acho que nao volto a morar fora não, mas sempre é uma opção. Acho que Portugal você se sente menos fora de casa que em países frios (em ambos os sentidos)

    2. Meu objetivo também é passar um tempo nessas cidades pequenas do nordeste, com 3k você aluga um lugar bom e passa o mês de boa velejando kite de dia e a noite paquerando turistas gringas super receptivas. Só isso que quero…

  9. Sou professor de universidade pública. Conheco muitas cidades no Brasil e Exterior. Vou citar somente cidades que conheco bem no Brasil e que me sentiría bem em viver com esposa pelos diversos beneficios (casal com 1 filho em idade escolar) e renda mensal 12K liquido: Sao Carlos, Barao Geraldo (distrito onde fica a Unicamp), Londrina, Ponta Grossa, Itajai, Blumenau, ilha de Florianopolis.

    1. 12K líquido? Bom ai suas escolhas não precisam ser limitadas pelo financeiro, apenas pela qualidade de vida. Com 12k líquidos vc pode morar em Jurerê internacional rsrsrsrs!!

    2. 12k líquido para um casal e um filho digamos que é suficiente com planejamento de boas férias.

      Uma coisa que pesa bastante é atendimento médico. Com 12k em uma cidade com boa qualidade de vida mas sem bom suporte médico acaba complicando pela logística de quando precisar.

      Meus sogros moram no interior de SC e quando querem fazer exames mais apurados ou então algum tratamento melhorado precisam ir para Porto Alegre e aí complica a logística de largar trabalho, dirigir até lá, reservar hotel ….

    3. BPM, com 12k digamos que vc consegue pagar um bom plano de saúde e sobrar dinheiro sem nem precisar ser frugal. Cada família é diferente mas a minha meta é metade disso aos 40 pra viver muito bem com viagens e tudo só corrigindo pela inflação. Basta ser um pouco frugal e tá tranquilo, mas cada caso é um caso. Se seu padrão de vida já for algo então não vai querer reduzir mas se for baixo como meu caso propositadamente não aumentei fica mais fácil.

  10. Gostei bastante do conceito. Entretanto, a infraestrutura médica de uma cidade menor, pensando no Brasil, pode afetar muito a qualidade de vida se a pessoa tiver uma lesão ortopédica, por exemplo. Geralmente, os hospitais maiores de capitais e cidades com mais estrutura fornecem um atendimento melhor. No FiRe considerando geo arbitragem como fator crítico, creio que a existência de um bom hospital e/ou a distância a um bom hospital tem que entrar na equação. Um evento inesperado de saúde com alguém da família pode provocar uma catástrofe, seja no patrimônio, seja para as pessoas queridas.

  11. Muito interessante o post! Conheco todos os estados do Brasil, sem duvida escolheria entre estados do nordeste, goias e MG pela questao da natureza, custo e cultura/pessoas. Posso fazer uma lista depois das cidades com menos de 80 mil habitantes com aluguel maximo de 800 R$.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *