Período Sabático: Um teste para seu plano de independência financeira

Ano sabático é conhecido como o período de 12 meses em que a pessoa se dedica a algum projeto de vida particular, retirando para isso uma licença de suas funções profissionais.

Diferente das férias, o ano sabático não está previsto nas leis trabalhistas e as empresas não são obrigadas a conceder aos seus funcionários esse tipo de licença. Porém, o período sabático é considerado como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para as pessoas, fazendo com que seja aceito e até incentivado por muitas empresas.

As pessoas tiram um ano sabático após um longo período de trabalho e quando precisam repensar algo, descansar, cuidar de familiares ou então colocar um projeto pessoal em prática.

O intuito não é largar tudo sem pensar, mas esquecer de tudo para pensar em como resolver os paradigmas da vida. O intuito de um ano sabático é fazer você viver um período minimalista.

Muitas pessoas, religiões e até empresas acreditam que, ao tirar um ano sabático e refletir sobre diversas coisas, as pessoas podem tomar melhores decisões, comunicar-se de maneira mais adequada e desenvolver bons relacionamentos interpessoais.

Muitos de nós que estamos no rumo da independência financeira achamos que estamos prontos para a jornada e que só coisas boas virão assim que conseguirmos atingir a meta.

A grande verdade é que não temos ideia se realmente tudo será como planejamos, se nosso orçamento é realista, se nosso portfólio nos renderá o previsto e se nossa TSR foi bem calculada.

Uma forma de testar se realmente estamos prontos ou, ao menos, no caminho certo é realmente por em prática e viver um período como se estivéssemos já aposentados ou, como a maioria gosta de chamar, independentes financeiramente.

Nada melhor para isto que tirar um ano ou um período sabático como é conhecido e viver a vida planejada para o futuro.

Talvez uma boa oportunidade para isto seja quando você perder seu emprego atual ou pedir demissão por algum motivo. Antes de correr em busca de um novo trabalho, faça este teste. Tire um período sabático e coloque em prática todos os seus planos, tentando viver dentro do orçamento estipulado, dentro da TSR e fazendo algo diferente que goste para que quando chegar a hora de realmente chutar o balde e viver de renda você saiba se ficará entediado e sem o que fazer ou se existem muitos projetos, viagens, família, hobbies e outros aos quais dedicar seu tempo FIRE.



Alguns  resultados desta prova podem ser:

1) Consegui trabalhar em projetos legais, minha TSR e orçamento estão bem planejados e daqui mais alguns anos serei livre para fazer isto !
2) TSR e Orçamento vão precisar de ajustes; terei que trabalhar e juntar mais dinheiro.
3) O lado financeiro está sob controle mas a parte de ocupar o tempo livre não funcionou, fiquei entendiado(a) e acho que terei que repensar a IF;
4)  Descobri que a IF/FIRE não é para mim
5) É exatamente como sonhei e vou antecipar meus planos ou nem voltar a trabalhar mais.

E você, está planejando tirar um período sabático e colocar a prova seus planos de independência financeira?


4 thoughts on “Período Sabático: Um teste para seu plano de independência financeira

  1. Excelente post AA40!

    Estou trabalhando a ideia de usufruir uma semi-if, ou seja ao atingir um patrimônio que cubra minhas despesas, eu tiro um ano sabático e depois volto para fazer minha tsr. Estou louco rs?

    1. Está mais do que certo II. Ter uma experiência prática de viver IF mesmo ainda não estando 100% lá vai te dar uma bagagem incalculável para ajustar sua vida e patrimonio e objetivos inclusive.
      Vá em frente amigo. E nos mantenha atualizado de como está sendo!

  2. Aposente, estou passando por um semi sabático desde Setembro. Sem projetos e trabalho que ocupe meu dia por completo, preciso só fazer algumas manutenções simples. Minhas obrigações diárias não passam de 1h, tudo feito do conforto da minha casa.

    A experiência está sendo interessante e o que posso tirar disso é: não consigo ficar muito tempo parado. O primeiro mês foi ótimo, os próximos já estão mais ou menos.

    Por isso corroboro com minha ideia de semi-if. Quero exercer atividades que tomem um tempo pequeno de meu dia/semana. Quero ter uma ocupação de fato, mas sem precisar trabalhar 10h diárias 6 dias por semana.

    Abraços

    1. Puxa, esta sua experiência pode render uns bons posts. Fiquei curioso para saber do seu dia a dia no periodo sabático.
      Cara, não perca amanha o artigo que vamos publicar que vai tratar exatamente da experiencia dos dois primeiros anos após IF de um dos principais bloggers canadense. Vai ser interessante vc ler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *