Resultado da Enquete: “Qual a sua TSR”

A Taxa Segura de Retirada ou TSR como é comumente conhecida é um dos tópicos de discussões mais quentes entre a comunidade FI-RE (IF ou AA como preferirem).
No nosso post “A TSR Definitiva” lançamos uma enquete sobre qual a TSR mais utilizada entre os visitantes do nosso site.
O resultado está abaixo, embora a enquete ainda continue ativa. 
Embora o grupo amostral não seja tão grande AINDA, já podemos notar uma maior tendência ao uso da TSR de 4%, que é a mais utilizada na comunidade FIRE americana. 
Embora os mercados financeiros americano e brasileiro sejam muito diferentes, tanto em taxa de juros, desemprego, inflação e outros, ainda assim é mais fácil conseguir retornos reais mais altos no Brasil correndo menos riscos (Renda Fixa) do que nos EUA onde a renda fixa apresenta uma das menores taxas de retorno da história, devido aos baixíssimos juros praticados pelo FED (1,25%aa).
Nos EUA somente no mercado acionário (ou um mix) alguém consegue atingir retornos possíveis para ter uma TSR de 4%, enquanto no Brasil, somente com renda fixa é possível atingir os mesmos resultados. Como o mercado acionário historicamente apresenta alta volatilidade, você estaria mais exposto nos EUA que no Brasil a flutuações no valor total do seu patrimônio.
Alguns números comparativos entre EUA e Brasil mais recentes (Dezembro 2017):
  • Taxa de juros federal: BR (7,37% aa), EUA (1,25% aa)
  • Inflação oficial: BR (2,70% aa), EUA (2,04% aa)
  • Juros reais calculado: BR (4,67% aa), EUA (-0,79% aa)
  • Desemprego: BR (12,2%), EUA (4,1% )
  • IBOV x S&P:  IBOV 19,99%;  S&P500 18,08%,(2017 até data atual)
Está pensando em investir nos EUA? Confira aqui o guia do JLCollins de como investir consciente lá. Quer ter um papel mais ativo na sua carteira, o Viver de Dividendos tem o melhor blog sobre isso na comunidade FIRE brasileira.
E você, ainda não votou? Vote já clicando aqui e comente abaixo:




4 thoughts on “Resultado da Enquete: “Qual a sua TSR”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *