E lá vamos nós outra vez: Inflação já bate na meta para o ano

Como faz todo mês por volta do dia 08, o IBGE divulgou na manhã de hoje o IPCA do mês anterior e o acumulado do ano e em 12 meses.
Como sabemos, a nova meta do governo é 4,5% de inflação anual em 2018, 4,25% em 2019 e 4% a partir de 2020. Só esquecem de combinar isto com os bancos, os caminhoneiros e os empresários.
O IPCA de Julho foi de 0,33%, bem abaixo do de Junho que foi de 1,26% que foi impactado pela greve dos caminhoneiros. Isto levou o IPCA acumulado 12 meses para 4,48%,ou seja, praticamente já atingiu a meta anual de 4,5%, e ainda temos muita instabilidade por vir nos próximos meses pré-eleição.  

Juros Reais

Neste cenário, temos um encolhimento dos juros reais a cada vez que o IPCA sobe, já que o BC não aumenta os juros e parece que não o fará nem na próxima reunião do Copom. 
Com o BC baixando os juros tão fortemente como o fez nos últimos 2 anos, levou o investidor de renda fixa  (maioria no país) a receber menos para emprestar seu dinheiro, o que seria justificado se a economia real estivesse a todo vapor, mas obviamente não está.
Atualmente o juro real está em 1,91% apenas, taxas de países desenvolvidos para uma economia caindo aos pedaços e extremamente deficitária. Isto é sustentável? Já já veremos !

Foi só por causa da greve? 

Vários comentários no mês anterior falavam coisas do tipo: “Ah a inflação só subiu por causa da greve”; “com a economia fraca a inflação não sobe” e várias outras asneiras.
Se isto fosse verdade, teríamos visto um IPCA negativo (deflação) em julho, afinal os preços teriam caído de volta aos níveis de antes da greve certo? Não foi isto o que vimos, pelo contrário, 0,33% foi acima do esperado pelos analistas que era de 0,26%. Ou seja, os preços subiram menos mas ainda assim SUBIRAM !

Uma vez que os preços sobem eles não baixam mais. Isto é regra. Pode haver exceções pontuais mas nas categorias gerais do IPCA nunca vemos tendência de baixa dos preços médios.

O que fazer?

Você investidor que não quer se arriscar na renda variável por n motivos, precisa se proteger da inflação a todo custo. Só com títulos atrelados ao IPCA para conseguir isto de maneira efetiva pois a inflação sempre foi problema no Brasil e não é do dia para a noite que vai deixar de ser. Ter parte da carteira em pós-fixados nunca fez mal a ninguém.

A boa notícia?
Quem teme a hiperinflação (acima de 30%aa), agora existem títulos isentos de IR pós fixados como LCI e CRIs que valem a pena serem analisados mais de perto.
E você caro leitor, como pretende se proteger da inflação que ronda novamente?




28 thoughts on “E lá vamos nós outra vez: Inflação já bate na meta para o ano

  1. A inflação é algo que se tem de ter cuidado. É preciso escolher investimentos que batam a inflação.

    Outra maneira, quando se aposentar viver em países que tem inflação muito baixa.

    Abraço e bons investimentos.

    1. Certo DIL, porém não adianta muito deixar todo seu dinheiro no Brasil e viver em outro país, pois junto com a inflação, a paridade do real frente a outras moedas também se deteriora. Abcs

  2. Boa! Há muita picaretagem no jornalismo econômico disseminado no Brasil.
    Caminhoneiros intervindo nos fundamentos da economia?!?! Balela!!!!
    E prefixado estão mais de 11%. Receita de uma palha assada rsrs
    Abraços
    Show d blog

    1. Muito obrigado OK. Pois é não podemos cair nessa. Sites e TV mostram: Uau..show a inflação caiu em Julho. Inflação não caiu, apenas subiu menos do que o mes anterior porém subiu caramba..preços aumentaram em relação ao mes anterior que já foi muito alto..então que boa notícia isto é? NENHUMA. Abcs OK

  3. Fico com a impressão de que a inflação só não sai de controle de vez pq o povo simplesmente não tem dinheiro, a hora que a corda arrebentar a coisa deve ser feia. Continuo me abastecendo de FIIs de papel mas inflação é ruim para todo mundo, quem acha que irá lucrar com ela é muito inocente.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    http://www.srif365.com

    1. Exato 365. Se a inflacao tá alta com a economia como está, imagina quando (se) a economia bombar? Vai faltar tudo e os preços só vao subir.
      Ninguem ganha realmente com a inflação. A idéia é apenas se proteger dela de alguma forma. Mais cuidado ainda vc morando fora deve tomar pq a desvalização do real perante o dólar é a "inflação" do cambio, funciona parecido. Abcs

  4. Pós fixado atrelado ao CDI é a opção mais conservadora,pois a taxa Selic tende a subir com a inflação. Acho arriscado investir neste momento em alguma coisa atrelada ao IPCA, já que as taxas que pagarão acima do IPCA tendem a subir. Por exemplo, tesouro IPCA eu só comprarei quando pagarem acima de 6 porcento acima do IPCA.

    1. A selic só subirá se o BCB quiser e não estão muito inclinados a isto já que isto aumenta ainda mais o deficit e os juros pagos pelo tesouro na divida publica. Enquanto vc espera a selic subir seu rendimento real só diminui e poderá ser negativo até que a Selic suba se ipca continuar aumentando.
      TD IPCA+ sim o ideal é acima de 6%aa real e é onde deve-se investir mais pesado mas não significa que no momento em 5,85% esteja tão ruim também não.Abcs

    2. AA40, acredito que a Selic vai subir muito em breve. É inevitável. Expectativa do mercado é que feche no ano que vem em 8%, com inflação por volta de 4,1%. Vamos ver…
      Se o TD IPCA+ atingir 5,85% você vai comprar? O meu receio de comprar isso é que os títulos se desvalorizem posteriormente(e que no futuro eu consiga comprar títulos que pagam mais), fato que eu creio que vai acontecer.

    3. É o que todos esperamos, que se a inflação subir a Selic suba, mas como podemos ver nos gráficos históricos, demora meses até ano. Existe este descompasso entre reação e ação.
      O IPCA+ 2035 está 5,85% hj. Só não compro pq estou overweight já nele mas todo mes compro um pouquinho. O problema é quem quer comprar tudo de uma vez um bolo grande, esta não é a tática indicada.
      Pelo que vc escreve dá a entender que quer vender antes do vencimento pq só assim vc tem desvalorização (mercado secundário). Se deixar vencer vc nunca perde, recebe o contratado. Abcs

    4. Não, não quero vender os títulos antes do prazo, mas se eu posso comprar um título amanhã que paga 6% por um prazo longo é muito melhor do que comprar hoje pagando 5,85%. Minha cabeça funciona assim. rs
      Se estiver pagando hoje 5,85% vou comprar um pouquinho.
      Abraço.

  5. O mercado chegou a descobrir, tarde demais, que o 'mestre' Ilan seria tao dovish como o tao desacreditado Tombini. O ILan se esqueceu da falta de reformas e fingiu que o Brasil fosse um pais vamos dizer, um pouco mais desenvolvido. Prova da consciencia seria no spread entre a taxa que ele controla, o Selic, e as do mercado, os juros futuros. Nem durante o reino de Tombini fosse este spread tao alto, e vai continuar crescendo. Mesmo se o Ilan eventualmente (tarde demais) elevar os juros basicos.

  6. Olá AA40,

    Eu adquiri fundos de papel para tentar tirar proveito dessa situação. Apesar de eles não protegerem contra o dragão, penso em ganhar com a provável escalada dos juros. Que ao meu ver, só vem ano que vem.

    Infelizmente não vejo muita opção para se proteger da inflação não. Sendo assim, é bom deixar o freio de mão puxado para os gastos.

    Abraço!

    1. Olá II.
      Na RV não tem mesmo, se os juros subirem a RV geralmente vai no sentido contrário. Mas na RF tem sim, se o seu perfil for mais conservador como o meu. Abcs

  7. AA40,

    Lamentável esse nosso País. Sempre a mesma história. Uma hora ou outra acho que o País irá entrar em colapso.É muita corrupção, gastos desnecessários, toda essa politicagem que chega a dar nojo. Enfim, é tanta coisa errada que acho dificil um País sobreviver nessas condições. Seria como vc querer comer doce todos os dias, beber a vontade, usar drogas e querer ter saúde perfeita. Uma chora o organismo vai responder. É dessa forma que vejo a saude financeira do nosso País.

    Em relação a inflação acho que os melhores mecanismos de proteção são os títulos publicos, que pagam % acima da inflação. Só não entendi pq tem que ser no mínimo 6%. Se for 5% já não estaria de bom tamanho?

    Os FIIs tb não estão protegidos pela inflação? Os alugueis dos imóveis são reajustados pelo IPCA ou IGPM

    Abs e bons investimentos

    1. Exato e vc viu ontem os fantasmas da capa preta (STF) decidiu aumentar seus proprios salários? e como consequência aumentar quase todos dos 3 poderes que sao atrelados a eles?
      https://g1.globo.com/politica/noticia/2018/08/08/maioria-do-stf-decide-incluir-reajuste-salarial-de-1638-para-ministros-no-orcamento-de-2019.ghtml

      Os 6%aa do IPCA+ é geralmente uma média que o mercado tem como referencia. Os que pagam juros semestrais pagam 6%aa não importando se vc comprou a mais ou a menos que isto e depois no final isto é equalizado. Por isso se vc comprar a mais de 6 vc terá credito a receber no ajuste (mais ou menos assim, mas tem detalhes atras disso, veja no site do tesouro).
      FIIs na TEORIA sim devem te proteger da inflação mas não esqueça que eles sao RV, alguns deles tem dívidas que também sofrem quando os juros aumentam então a conta não é tão direta assim entendeu. Precisa analisar o balance sheet de cada um para saber os detalhes. Abcs

    1. Diria que não MV, O dólar é bom como investimento especulativo ou de proteção de capital em prazos mais curtos ou momentos de crise como agora. No longo prazo a valorização do dólar só consegue preservar uma parte do poder de compra, porém sem os benefícios multiplicativos que os juros compostos de um investimento em renda fixa pode proporcionar.

  8. Compro TD mensalmente uso como estabilizador da carteira e colchão ao mesmo tempo.
    Agora sobre a inflação volto a repetir , a inflação do governo temos que acompanhar para balizar nossos investimentos atrelados a ela, mais no cotidiano cada um tem sua inflação pessoal.
    Temos que analisar nossos custos mês a mês e evitar esse aumento a todo custo , como gasolina aumentou 10% vou tentar andar 10% a menos, energia idem , e assim vamos minimizando os efeitos no dia dia

    1. Exato, comprar todo mês sem olhar muito para a taxa real paga. No final de muitos anos a soma e os ganhos reais estarão lá e isto é o que importa.
      O risco de cortar custos deste jeito é que quando chegar a 100% vc nunca mais andará de carro ou ligará uma lampada hahahaha. Brincadeira a parte sim é uma tática interessante. Abcs

  9. Não invisto em ações desde junho pra cá, o máximo que fiz foi aportar 3k em FII's, o restante (aporto 2k todo mês) estou deixando em tesouro direto. Pretendo manter assim até passar essas eleições.

    1. Uma dúvida… aportando 3k em FII's quanto vc tem de retorno por mês/ano ???

      Da pra dobrar essa grana em pouco tempo ou é um ganho modesto ?

    2. Uma cesta de FIIs em 2017 rendeu em média 0,75% am. ou seja R$ 22,50 a mes. Ai vc calcula quando demora para dobrar. Vc pode investir em FIIs que pagam 1%am mas veja o que aconteceu com o MFII11 para ver se vale a pena arriscar. Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *