Guest Post: 5 sinais que mostram que você está destruindo suas finanças

Você tem o hábito de colocar todos os seus ganhos e gastos em uma planilha? Saiba que é muito importante anotar a sua movimentação financeira para um melhor controle financeiro. Afinal, como você pode saber se está tomando as atitudes corretas em suas finanças? 





Como saber se você está destruindo as suas finanças


O dia a dia é bastante corrido, porém, é essencial res urvar alguns minutos do dia para anotar todos os ganhos e gastos, por menor que sejam. Esse é o ponto principal para se ter melhor controle das suas finanças pessoais. 


Se você tem o hábito de não acompanhar para onde o seu dinheiro vai, facilmente poderá perdê-lo. Veja uma lista de sinais que mostram que você está destruindo as suas finanças e saiba como ter uma gestão financeira para cuidar bem das suas finanças pessoais:


1. O assunto “dinheiro” te deixa estressado


Falar sobre finanças te deixa irritado? Se estressar ou sentir culpa é um dos sinais que mostram que você está destruindo as suas finanças. Se você tivesse uma reserva financeira para suprir despesas extras, não estaria passando por dificuldades financeiras. Esse é um problema que atinge mais de 2.000 pessoas e para resolver o problema, especialista indicam entender qual é o fato que faz com que você fique estressado ao falar em dinheiro. 


Por exemplo, o seu problema pode ser a falta de dinheiro para lazer ou o medo de não ter um fundo de emergência. Assim que identificar o que te deixa mal, concentre-se nesse problema. 


2. Você não investe na aposentadoria


Se você não prioriza o seu futuro, sugerimos que comece o quanto antes. Dessa forma você irá usufruir mais dos juros compostos e recomendamos que você guarde, ao menos, 15% dos seus ganhos. 


3. As dívidas do cartão de crédito nunca acabam


Com certeza você já deve saber que as dívidas do cartão de crédito são as piores que você pode ter, certo? Então, considere que quanto mais tempo você ficar com elas, pior será a sua situação financeira. O ideal é negociar a quitação dessas dívidas e focar mais no pagamento à vista, pelo menos o máximo possível. Saiba que você terá descontos maiores e o melhor, não ficará devendo nada. Para isso, você vai precisar aprender a guardar parte da sua renda em uma poupança.


4. Não sobra nada do seu salário


Se você consegue ter dinheiro na sua conta apenas no momento em que ele é transferido, você precisa se atentar mais aos gastos e cortar as despesas desnecessárias. É fundamental ter uma quantia guardada para sanar possíveis problemas financeiros.


Caso não tenha como cortar qualquer despesa, considere incluir um trabalho extra para ajudar nas despesas da casa. Atualmente existem diversas possibilidades de trabalho freelancer. Outra forma de contribuir para que a sua conta não fique no vermelho, é considerar se mudar para uma casa menor e reduzir despesas, trocar o veículo por um que consome menos combustível ou que seja de menor valor. Considere que essas situações serão momentâneas, pelo menos até você ter melhor equilíbrio financeiro.


5. Você não possui orçamento


Se você não segue um orçamento, também não tem controle financeiro. Ao focar em um orçamento, você terá facilidade de analisar para onde o seu dinheiro vai e quais os gastos pode cortar. Como já mencionamos aqui, é essencial que você tenha controle das despesas e também dos ganhos. Dessa forma poderá ajustar as suas despesas e conseguir ficar com a conta “azul”.

Por: Andreia Silveira, colaboradora do site Empréstimo.org.

12 thoughts on “Guest Post: 5 sinais que mostram que você está destruindo suas finanças

  1. Fala AA40, desde quando conheci o blog ele está nos meus favoritos e acompanho todas as postagens, apenas não comento nada, mas vc está de parabéns.

    Quanto a postagem a formatação está bem ruim, cortou uma parte das palavras.

    Abç

    1. Que legal saber disso Riva. Muito obrigado por ser nosso leitor. Obrigado pela fica da formatação, como é um guest post só copiamos e colamos, mas ajustamos agora. Deve estar ok agora. Abcs e bom fds

  2. Infelizmente muita gente ainda pensa e tem essas atitudes. Nós, com os nossos blogs, tentamos ajudar cada vez mais pessoas, a passar de endividadas a investidores.

    Abraço e bons investimentos.

  3. 6. Pegar empréstimo pessoal.

    kkkkk… desculpa não resisti sacanear quando vi que o post foi escrito por alguém que oferece empréstimo pessoal.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    http://www.srif365.com

  4. olá AA40, acompanho teu blog a bastante tempo. vou começar a compartilhar um pouco da minha jornada também.

    forte abraço.

  5. Passei por momentos parecidos e fiquei meses tentando sair dessa situação.
    Não é fácil controlar os gastos e o mais triste de tudo é ver que o seu dinheiro acaba sem você ter investido em absolutamente nada!
    Gostei do artigo, o uso da planilha realmente é bem legal, eu também indico!

  6. Não consigo me adaptar as planilhas, mas ainda bem que existem outras formas para organizar as finanças e planejar nossa aposentadoria. Amei o post do seu convidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *