Orçamento: Um valor que PODE ser gasto, não que DEVE ser gasto !

Criar um orçamento nunca é fácil. Pode-se levar meses ou mesmo anos para aperfeiçoar o processo. Além disso, a vida está sempre mudando, então um orçamento que funcionava há alguns meses pode não funcionar necessariamente agora. Na verdade, mesmo a pessoa mais detalhista muitas vezes tem dificuldade em criar um orçamento que funcione.

A regra número 1 dos orçamentos

Um orçamento é um valor máximo que PODE ser gasto e não um valor que DEVE ser gasto. Se sobrar dinheiro em um determinado item, este deve ser direcionado para o item INVESTIMENTOS ! Evite fazer orçamentos que “rolem” o valor de um mês para o outro.


As pequenas grandes coisas

Uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas acham que orçamentos não funcionam e são tão difícil de fazer é porque existem muitas despesas diferentes para acompanhar. Os grandes items, como habitação e alimentação são óbvios. Mas há muitas pequenas coisas que nos esquecemos, que podem inutilizar um orçamento desde o início e fazer com que você estoure-o no final do mês.
Orçamentos devem ser reavaliados trimestralmente. Exemplo: Se você se mudou para um lugar onde o aluguel é mais barato. O valor orçado para aluguel deve ser reduzido igualmente e não mantido no mesmo valor e o dinheiro da diferença ser usado para outra coisa !

Na próxima vez que avaliar o seu orçamento, considere estas seis despesas que as pessoas geralmente esquecem:

1) Festas: Aniversários, casamentos, formaturas, etc. Custos com a viagem, roupas, presentes e outros podem facilmente extrapolar seu orçamento. Tenha sempre algum item no seu orçamento para estas despesas inesperadas que na verdade não são tão inesperadas assim.

2) Animais de estimação: Todos amamos nossos bichinhos de estimação mas não podemos negar que eles custam dinheiro para manter. Banho, tosa, vacinas, veterinário e outros nunca podem ficar fora do seu orçamento caso tenha um pet.

3) Café / Sorvete / Doces: Praticamente todos fazemos isto. Aquela passadinha na padaria ou cafeteria para tomar um cafezinho, café da manhã na padaria, um doce depois da refeição, sorvete de vez enquanto? Isso tampouco pode ficar fora do orçamento.

4) Manutenção do Carro e/ou Casa: O sonho de muita gente é ter uma casa própria e um carro, mas muitos esquecem de colocar na ponta do lápis o quanto isto custa para manter. Troca de pneu, óleo, bateria, amortecedores, pintura do apartamento, etc. Tudo isso soma muito no final do ano.

5) Você: Com tantos itens no orçamento facilmente esquecemos de deixar um item para um agrado de vez enquanto. Um corte de cabelo, salão para as mulheres, um sapato novo, roupas, etc. Além de aumentar a auto-estima e melhorar o humor, é essencial rastrear estes gastos e mantê-los em níveis razoáveis.

6) Fundo emergencial: Se você ainda não tem seu fundo de emergência para imprevistos, precisa ter este item no orçamento e juntar todo mês de modo que tenha no mínimo 6 meses de salário líquido nele. Cabe ressaltar que este fundo deve ser usado para imprevistos realmente e não para algum dos itens acima. Uma troca de pneu do seu carro não é emergência mas sim totalmente previsível pois eles tem vida útil e é observável.

Um jeito fácil de identificar itens não orçados é ver no orçamento do ano passado e observar aqueles gastos que não entraram em nenhuma categoria que você tinha orçado – geralmente classificados como miscellaneous ou diversos e outros. Está na hora de colocar umas linhas a mais no seu orçamento e rebalancear seus gastos. Boa sorte e verás que não se arrependerá em fazê-lo!

Dica:Utilize algum aplicativo para fazer e acompanhar seu orçamento como YNABMobilisGuiaBolso ou outro.


27 thoughts on “Orçamento: Um valor que PODE ser gasto, não que DEVE ser gasto !

  1. Depois de tantos anos economizando para acumular patrimônio vai ser difícil fazer o contrário, não tentar guardar tudo que sobrar do mês anterior. Principalmente com a sensação de escassez que deixar de ser assalariado dá…
    Felizmente sempre fui do tipo que não consegue ver dinheiro parado na conta corrente, nem que seja para comprar no fracionado eu sempre dou um jeito de praticamente deixar só o necessário para pagar as contas até o fim do mês, que dirá rolar para o mês seguinte.

    Sr.IF365
    http://www.srif365.com

  2. AA40, seu post poderia até ter terminado lá em cima, na regra número 1.
    Só essa frase já gera muita reflexão e ações para quem precisa economizar.
    Levei anos pra colocar isso como uma regra na minha vida, e de lá pra cá, tudo mudou.
    Um abraço!
    Stark.
    http://www.acumuladorcompulsivo.com

    1. Legal Stark. Sim, demora tempo para otimizar um orçamento mas quando vc consegue, a diferença é imensa, vista na tx de poupança principalmente. Avcs

  3. Moro com os pais e uso o carro deles também, é suicídio comprar carro e morar sozinho quando se ganha pouco.

    Acaba com qualquer sonho de IF. O lance é aumentar a renda e guardar sempre mais.

    Claro, ganhando 10 mil por mês não tem porque morar com os pais…

    1. Depende muito do arranjo familiar. Muitos pais não gostam ou não podem sustentar os filhos depois de certa idade. Fora que, por mais que gostem e consigam sustentar, sempre representaram um custo para os país, impactando negativamente na situação financeira deles. Então, é bom fazer uma reflexão.

  4. Tenho uma regra pessoal e levo a risca: Só comprarei um imóvel quando meus rendimentos me sustentarem. E aluguel, nem pensar.

    Não estipulo valor de capital total aplicado, mas rendimentos.

    1. Haha, não né. Com os pais.

      Quem ganha menos de 2 mil por exemplo, com um salário desses, mal consegue comer.

      Quem dirá pagar aluguel rs. Aporte sempre em primeiro lugar.

  5. AA40,

    Muito bom o seu post, ainda mais nessa época de final de ano – boa dica para a programação para o próximo ano.

    Gostei por ter citado a reserva de emergência, pois é fundamental para que os impactos dos imprevistos sejam minimizados.

    Os animais de estimação são maravilhosos, mas os gastos são grandes também. Por isso, é muito importante pensar antes de ser tutor de um. Fiz um post sobre esse assunto na semana passada, se quiser ver:

    Boa semana,
    Os animais de estimação e o final de ano – Simplicidade e Harmonia

  6. Excelente! Essa é uma ótima época do ano para as pessoas olharem um orçamento, pq todo mundo está sempre tão empolgado para mudanças.
    Eu uso o guia bolso e adoro. Ele é a prova de preguiça e deixa as coisas arrumadas e automatizadas. Muita gente tem medo da segurança mas nunca tive problemas. Abs!
    M

  7. Acho que a sua indicação de revisar orcamentos passados super importante. Acho que só a pratica de comparar o orçamento executado com o planejado possibilita um aperfeiçoamento do mesmo ao longo do tempo. Algo que estou planejando para alem do orçamento eh a forma de executar as compras recorrentes. Quero implementar um sistema de estoque em casa. Para aproveitar mais os descontos de algumas compras no atacado.
    ABM

    1. Acho que vale a pena para compras recorrentes tais como: produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e produtos nao perecíveis básicos.
      ABM

  8. Feliz natal!

    Coincidentemente, o ano de 2018 foi o primeiro que listei todos os gastos. Dá um trabalho, mas acabou valendo a pena. Confrontando a planilha das receitas com as das despesas, percebi que a minha taxa de poupança tinha ultrapassado a taxa que havia estimulado.

    Agora, com a ideia do que gastei em 2018, parto para 2019 mais preparado.

    Aproveito a oportunidade para apresentar o meu blog, sendo mais um integrante nessa finasfera que só tende a crescer =)

    https://pracinhainvestidor.wordpress.com/

    Abração!

  9. Ola,
    Muito bom tópico, mas em relação ao orçamento que prático faltou o orçamento para aquisições de bens duraveis.
    Geralmente eu incluo no orçamento um valor para troca de bens menores como um celular, um fogao e eletrodomésticos e bens maiores como um carro eu não reservo orçamento mas atrelo o valor ao desempenho superior dos investimentos.

    1. Olá PI. Obrigado pela confiança e fique a vontade para nos visitar e perguntar sempre que quiser.
      Praticando o hábito de criar orçamentos é que vamos melhorando e sem dúvidas observando os orçamentos passados podemos melhorar muito e aprender.
      Abcs

  10. AA 40,

    Uma coisa muito importante é o fato de as finanças do casal estarem alinhadas. Tenho exemplos reais de casal que ganha pouco mas faz viagens, tem bom carro e não tem dividas. Mas também conheço casais que ganham muito e estão endividados e não viajam. Tenho exemplo na família mesmo além de meu próprio exemplo com a ex esposa.

    Por isso escrevi este post https://www.bpmilhao.com/2017/09/sobre-como-organizar-as-financas-de-um.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *