Os Sinais: Quando até o engraxate está investindo na bolsa

Você já deve ter lido ou ouvido falar desta história do pai do Presidente americano John Kennedy, o Sr. Joseph Kennedy. Joseph fez fortuna na bolsa na década de 20 e 30. Em 1925 ele se perguntava, como alguém pode não investir na bolsa e ganhar dinheiro fácil? Não era para menos, era só comprar que em meses dobrava de valor seu capital. Depois de ter feito fortuna com ações no mercado altista da década de 1920, Joe Kennedy viu-se precisando polir seus suntuosos sapatos italianos. Enquanto estava sentado na poltrona do engraxate, Kennedy ficou alarmado ao ver que o engraxate o presenteou com várias dicas sobre as ações que ele deveria ter – sim, até o engraxate estava fazendo dinheiro no mercado de ações.

Desigualdades sociais a parte, a chave da questão são os tênues sinais que podemos observar quando o mercado está para mudar.
Fique atento os pequenos sinais

Este conselho não solicitado resultou em um momento de mudança de vida para o Kennedy, que prontamente voltou ao seu escritório e começou a vender sua carteira de ações. Na verdade, ele não apenas saiu do mercado, ele agressivamente operou vendido – e ficou ainda mais rico e poderoso por causa disso durante o crash da bolsa logo a seguir.

O problema com esses sinais é que, embora eles sejam muito óbvios em retrospectiva, eles não são tão fáceis de ver em tempo real. Em 1929, o pai de JFK, Joseph Kennedy, pegou um desses sinais sutis e não apenas saiu quase no topo, ele também teve um enorme lucro indo na contramão.

Relação com o hoje em dia?

Isto pode estar acontecendo no Brasil de hoje. A bolsa sobe agressivamente e todos são especialistas nela. Alguém lembra a ultima vez que isto aconteceu? Alguém ai pensou Bitcoin acertou! Você abre uma página de notícia na mídia e vê inúmeros comentários sobre a bolsa. De uma hora para outra (no topo histórico) todo mundo sabe investir na bolsa e está fazendo dinheiro com isto no estilo Bettina (palhaçada da Empiricus chega a Bloomberg)

Isto não lembra um pouco como o que aconteceu com o Kennedy?

Pode ser que não afinal a bolsa passou quase uma década caindo e uma hora iria subir e pode ir até 125k pontos, 200k quiçá 500k (😜)  ninguém sabe. Pode ser que sim afinal a bolsa subiu até 100k pontos só baseado em expectativas de aprovação de reformas que não parecem nada aprovadas além do investidor estrangeiro ainda não ter entrado na B3 para valer mostrando muita desconfiança e a economia mundial estar em franco declínio rumo a recessão. Enfim, como sempre, ninguém está falando aqui invista ou não invista na bolsa, mas é legal tentar ver os sinais por ai. E você, onde anda “engraxando seus sapatos” ?


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

32 thoughts on “Os Sinais: Quando até o engraxate está investindo na bolsa

  1. quem investe em boas empresas pro longo prazo não precisa se preocupar e muito menos sair da bolsa numa hora dessas. muito pelo contrário, deve agarrar a oportunidade das quedas e comprar mais ações dessas boas empresas. a bolsa sobe caindo, sempre. no dia em que a bolsa só cair e cair é pq o país faliu, e convenhamos que o brasil está muito longe de falir.

    1. Amigo, admiro sua visão simplista, mas o Brasil(União) está sim muito próximo da insolvência fiscal. É questão matemática de 1 ou dois anos apenas. Ou você é daqueles que acredita na auditora cidadã?Eu não aporto em nada. Só canja de galinha e cdi. Muita gente inexperiente e deslumbrada entrando no mercado. Bom fds

    2. claro, claro, anônimo. o brasil vai entrar num buraco sem fundo e a ambev vai deixar de vender cerveja e vai quebrar, enquanto o itaú vai ver seus lucros se reduzirem a pó…

    3. Ambos anons tem rezão em alguns pontos. Quem sabe investir para o longo prazo é só aproveitar as derrocadas para comprar mais, isso se acreditar que o Brasil vai sair dessa, o que o outro anon já não acredita muito.
      Lembre-se que mesmo boas empresas (ABEV) como Coca Cola perderam 90% do valor em 1929. Vc ficaria tranquilo com ABEV em carteira a R$ 1,61 ? Para pensar. Abcs

    4. Não sei se ainda estou preparado psicologicamente para ver essas grandes quedas ahaahah Aguardando acontecer para sentir na pele.

      Específico à postagem, fico com um pé atrás quando a coisa "entra na moda". Essa exposição da bolsa atingindo 100k e o monte de notícias saindo…

      Também observo várias pessoas à minha volta que nunca investiu em nada, agora são "especialistas" em bolsa.

  2. O problema é o excesso de exposição em um determinado ativo ou classe de ativos. Para o comum dos mortais que se acha experto e que pode "pegar um atalho" parece sedutor arriscar tudo para sair da "merda". Foi assim desde as tulipas, empresas X, imóvel na planta, Bitcoin e sempre vai ter gente fazendo isso. Na alta da bolsa o pessoal quer dar all in, na baixa vendem tudo. Eu me lembro do Bitcoin e a euforia nos blogs de finanças e dos colegas de trabalho. 99% do pessoal entrando e um colega me diz que tá faturando…eu so disse…em pouco tempo, quando o pessoal perceber que o Bitcoin não vai ao infinito, o pessoal vai estar chorando as pitangas. Não deu outra, não escuto mais ng do meu círculo falar em Bitcoins. Vocês lembram do casal de holandeses que venderam a casa e colocaram tudo em Bitcoins e foram viver de renda?

  3. Olá AA40!

    Acho que ainda não é o caso. Quem dera fosse! Nossa população ainda é muito alheia ao mercado. O povo só quer o empreguinho e "ser fichado"!
    Sugiro uma leitura atenta sobre a postagem que fizemos sobre o dólar e também em Milhar Seco escrito por Orígenes Lessa!

    Forte abraço e parabéns pela reflexão!
    Fernando do Sou Poupador.

    1. Poder ser que não SP, mas pode ser que sim kkkkk é a velha história binária:
      -Reformas aprovadas com sucesso: IBOV >100k
      -Reformas não aprovadas: IBOV <80k
      Façam suas apostas.
      Vou ler o post
      Abcs

  4. Em valor real, o ibovespa ainda está uns 40% mais baixo que seu topo histórico (2008, corrigido pela Inflação).

    Dito isso, só sei que nada sei.

    1. Não calculei isso mas pode ser sim. Agora ninguém pode dizer ao senhor mercado que ele precisa retornar acima da inflação, afinal não é IPCA+. Entendo sua lógica mas acho um tanto perigosa para sair investindo apenas com isto em mente.
      Mas…como BEM diz, só seu que nada sei, mas gosto de colocar a pulga atras da orelha dos meus leitores para que se atenham ao plano principal a ao seu PIP. Abcs

    2. Ibovespa era cerca de 70k. De janeiro de 2008 pra fevereiro de 2019 temos 90% de inflacao. Em termos reais, o pico do ibovespa então era cerca de 130k.

      E a coisa fica ainda pior se considerarmos o Ibovespa dolarizado…

      Enfim, isso não quer dizer nada, apenas que, apesar de estar no pico nominal histórico, está longe do pico real histórico.

      Que vai passar o pico real histórico é meio óbvio. A pergunta é quando. Esse ano? Nós próximos 10 anos? Nós próximos 20?

      Por isso que disse que só sei que nada sei. O valor real estar abaixo do pico é um fato. Só isso, não quer dizer nada.

      Abraços

  5. A internet e principalmente os youtubers tem mesmo difundido a ideia de ser investidor na bolsa. Mas fato é que muitos desistem nos primeiros meses ou primeiro ano, já que a tão falada estratégia de investir a longo tempo não é para todos.

    Engraçado o anônimo acima dizer que não tem coragem de investir em nada agora: só canja de galinha e cdi. Se o Brasil for mesmo pro saco e virar uma venezuela, acha mesmo que a Poupança te deixará seguro? Um CDBzinho? Dinheiro no colchão?!

    Não tem como se precaver desse risco DENTRO DO PAÍS: se o PAÍS quebrar, você quebra. Simples assim. E digo dentro do país porque, obviamente, se você tiver investimentos no exterior, é a única hipótese em que teoricamente você estaria protegido.

    Alguém concorda?

    1. Ai está a diferença entre investir na bolsa, o que eu também faço de forma moderada, do especular na bolsa na empolgação.
      Nada é 100% sem risco, então temos que diversificar dentro das opções de menor risco. Nem investir fora é livre de riscos, tanto cambial quanto de mercado, mas principalmente fiscal diria eu.
      Abcs

    2. Realmente AA40. Como já li por aí: "viver é arriscado". E é mesmo, sem qualquer superfilosofia aqui. Não dá pra se precaver de tudo. Acho que mais ou menos também estou alinhado no seu pensamento, pois procuro a mesma coisa: diversificar dentro das opções de menor risco.

      Para ser mais preciso, atualmente tenho apenas 20% da carteira em renda variável (10% em ações e 10% em FIIs), e mesmo na renda variável, sou bem conservador, o que provavelmente me faz perder rentabilidade. Mas enfim, é até onde meu estômago aguenta para dormir em paz.

    3. Temos pensamentos bem alinhados então. Jamais passarei de 25% em RV no Brasil. Se é para correr risco em RV prefiro o fazer nos EUA onde tenho 70% em RV. Abcs

  6. A B3 pode estar no topo historico mas tem muitas empresas que estão descontadas e cada um tem um apetite diferente ao risco.
    Bons investimentos a todos

    1. Certamente Diego, cada um tem seu apetite por riscos e tolerância a perdas. Como a regra FIRE #2 é nunca perder dinheiro, somos bem conservadores por aqui. Abcs

  7. Ainda está longe de estar no auge dos comentários de bolsa no Brasil.
    Sento no restaurante e não ouço ninguém falando nada.
    Diferente de novembro de 2017, quando sentava no restaurante e a mesa do lado estava falando de Bitcoin, chegava em casa, tinha ex namorada falava de bitcoin ….

    Hoje tá tudo calmo ainda.
    Alarde dos youtubers? publico muito pequeno ainda. A grande maioria que acompanha esses youtubers maiores, são pessoas com capital tão pequeno que não faz diferença.
    A maior parte do dinheiro da bolsa é estrangeiro.
    Vc ver o número de pessoas fisicas aumentado na bolsa sim é preocupante.

    Mas ainda está longe, o Bitcoin no topo chegou a ter 1,5 milhões de CPF cadastrados, enquanto a bolsa estava com 600 mil, hoje esta chegando a 1 milhão.

    Sinceramente não acredito em topo.
    Mas nunca coloque todos os ovos na mesma cesta.

    AA40, vc parou com os estudos de caso?
    Sou um dos ultimos estudos de caso (médico), não sei quando completa um ano, mas proximo de completar te envio um email para se vc quiser fazer uma evolução. Até pq achei bem legal a evolução que vc fez do outro colega.
    E sempre foi a parte que mais gostei, eram os estudos de caso. haha

    Abraço. Obrigado

    1. Pode ser que sim, pode ser que não, mas o mais certo é quem sabe ! kkk

      Parei não Anon, mas só tem chegado estudos de milionários ultimamente. Além de poucos. Parece que a emplogação da bolsa está nos tirando audiência já que somos bem conservadores por aqui. Mas nem ligamos.
      Se alguém ai estiver lendo e quiser nos enviar um pedido de estudo de caso fique a vontade.Dê uma olhada no menu "Comece por aqui" para ver como fazer.
      Abcs

  8. Toltalmente descrito pela hype dos 100k – seguido de uma semana bem negativa, também lembrei na hora dos bitcoins mas ainda acredito que, neste caso atual, tenham outras variáveis mais importantes (políticas) que vão influenciar muto além desse alvoroço todo sobretudo com o investidor institucional.

    Kronos Trader
    thekronostrader.blogspot.com

  9. AA40,

    O caso recente do bitcoin e o que ocorreu em 2008 ilustram bem a questão, mas por desconhecimento, muitos acabam entrando na Bolsa no momento errado e saindo em momento errado também, amargando muitos prejuízos.
    Boa semana,
    Simplicidade e Harmonia

    1. Minha pergunta foi muito minimalista… na verdade eu queria saber de que forma surgiu a Bolsa.

      Pelo link que vc colocou, parece que ANTES da Revolução Industrial…antes do capitalismo propriamente dito a Bolsa já existia(não da forma que a gente conhece), mas a Bolsa tem uma função muito "estranha" no capitalismo. Porque não produz riqueza, existe aí um componente especulativo meio nocivo em cima do "dinheiro".

    2. Bolsa é apenas um balcão de negócios que intermedia quem quer comprar e quem quer vender. Nada mais é do que um mercadão municipal de pedaços de empresa. Ela não produz riqueza alguma não, é um componente que dá liquidez ao mercado. Imagina se para comprar uma ação da WEG você precisaria ir até SC na sede da empresa e negociar com o CFO? Impraticável né.
      Espero ter respondido sua pergunta. Abcs

    3. Pense assim anon: Eu crio galinhas e vc planta cenouras. Eu não aguento mais comer só galinhas e vc não aguenta mais comer cenouras então vamos no mercado (bolsa) para trocar um pouco de cenouras por galinhas e vice-versa. Se der uma peste nas minhas galinhas e todas morrerem eu ainda posso comer as cenouras (hedge). Eu tenho um pedaço (açoes) da Vale e vc um pedaço do Itau, vamos no mercado (bolsa) e trocamos um pouco de Vale por Itau e vice-versa. Assim se alguma barragem estourar e as açoes da Vale forem pro burado ainda tenho as açoes do Itau para proteger parte do meu patrimônio. A bolsa não produz riquezas, mas é um mecanismo com a função social e econômica de minimizar e distribuir os riscos das relações humanas. Como um exemplo, sem essa distribuição de riscos ninguém se aventuraria em Portugal, em 1500, a pegar uma caravela e atravessar um oceano desconhecido para chegar em um lugar que ninguém sabia se existia. Esse é o jogo.

  10. Tbm acho que os violinos estão tocando bem alto, uma hora rufam os tambores da desgraça. Cuidado nunca é ruim. Quando vejo todo mundo entrando, sei que o "smart money" sem avisar pula fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *