Orçamento mensal: Por que você ainda não tem um ?


Um orçamento é uma das ferramentas mais básicas para administrar seu dinheiro. Ainda assim, boa parte dos brasileiros evita fazer um orçamento porque é um “trabalho extra”.

Muitas vezes as pessoas acreditam que o orçamento também determina que você não pode mais se divertir e aproveitar as coisas, mas na verdade isto é uma grande besteira, pois é exatamente o oposto, já que te permite ter controle e mais liberdade de fazer mais coisas com seu dinheiro.

 


Você que ainda está com preguiça de ter um orçamento, ai vão alguns motivos super importantes para fazer um agora mesmo:

1) Te coloca em controle absoluto do seu dinheiro: Se você não controla o seu dinheiro, ele é quem te controla. Fazer um orçamento mensal é a maneira mais inteligente de obter controle sobre suas finanças, viver com menos estresse, entender e conhecer suas hábitos de consumo de modo a aprimorá-los.

2) Acompanhar e medir seus objetivos financeiros: Você sabe o quanto gasta em taxas, imposto, tarifas? Você sabe quanto precisa ter para se aposentar? Para comprar algo que deseja? Para viajar? Orçamento não é só para gastos mas também para acompanhar seus investimentos, taxa de poupança, equalizar imprevistos, etc.

3)Um orçamento mensal vai abrir seus olhos: Vai te ajudar a entender onde seu dinheiro está indo e onde deveria ir e te ajudar a corrigir o curso de suas finanças;

4)Vai te ajudar e não cair em desespero sempre de uma emergência: Imprevistos acontecem e podem custar muito dinheiro e te levar a fazer dívidas e contrair empréstimos, mas não se você tiver uma reserva de emergência criada para isto. 

5)Orçar pode ser divertido: Conversar com seu(sua) companheiro(a) sobre metas em conjunto e poupar/gastar juntos, orçar os valores em comum acordo pode ser uma tarefa bacana para motivar as pessoas ao seu redor da importância de se ter uma vida financeira saudável ao perceber o que conquistaram trabalhando juntos e se planejando. Uma vez que isto vira um hábito será um exercício normal todo mês. A preguiça pode ser contornada usando aplicativos como estes.

Já cansamos de dizer isto aqui no AA40 e talvez você esteja cansado de ler a mesma coisa, mas continuaremos a dizer até que alguém nos prove do contrário. Controlar o seu dinheiro terá um enorme impacto positivo na sua vida! Experimente e nos prove se isto não for verdade !

 
 

Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

14 thoughts on “Orçamento mensal: Por que você ainda não tem um ?

  1. Já consegui fazer 2 anos completos controle de gastos (gasto a gasto) com aplicativo "Gastos Diários" (e usei o Mobills – versão paga inclusive – por 6 meses também). Depois desses períodos realmente vi o quanto faz diferença ver para onde está indo o dinheiro, e com essa visão tomei grandes decisões para minhas finanças como: cancelar serviços que não utilizava muito, baixar 50% da conta de internet minha, COMPRAR um carro!. Realmente é transformador. Porém, a "aba" de orçamento nunca consegui me dar bem com ela. Eu fazia o planejamento orçamentário, mas na hora de cumprir, ficava uns a 50% outros a 70%, outros a 120% e no final das contas não me fez tanta diferença ter essas "metas de gastos".. talvez não peguei a idéia da coisa nesses tempo.

    Agora, depois desses períodos também, relaxei totalmente com isso (há mais de 1 ano) e sempre esqueço de anotar e quando ia fazer isso acabava tendo tanta coisa por ver que já desanimava começar (ficava mais de mês sem anotar… enfim.. totalmente contrário dos dois anos antes). Preciso retomar esse compromisso comigo mesmo! Nesse momento, acabo de ver aqui e já faz 3 meses que não coloco nada e o último registro foi um gasto isolado no meio de fevereiro. =

    K.T
    thekronostrader.blogspot.com

    1. Legal saber que funcionou e obteve resultados positivos Kronos. São inúmeros relatos na blogosfera americana e mundial relatando os benefícios de se fazer um orçamento mensal. Não é preciso detalhar a um nível tão específico que fique difícil controlar. Por exemplo, tudo relacionado a transporte pode ir para um item apenas e não necessariamente abrir em gasolina, manutenção, pneu, troca de óleo ou sim pode ficar bem chato e difícil manter atualizado, principalmente se não utilizar um aplicativo ainda. Hije em dia muitos internet banking tem os recursos de orçamento, como BB, Itaú, etc além deste ótimo aplicativo que comentou acima. Abcs

  2. O "orçamento mensal" normalmente é falho, visto que há diversos gastos que se paga uma vez ao ano, como o IPTU e IPVA, bem como outros gastos como troca ou conserto de eletrodomésticos, compra ou ajuste de roupas, diversos gastos que não são "mensais" mas que impactam no orçamento anual. Afinal, do nada a maquina de lavar estraga e aí é um prejuízo certo?

    1. Não diria que o orçamento mensal é falho. Falha é não considerar estes custos no mes que acontecerão ou conforme preferência, considerar parcelados em 12 meses.
      Máquina estragada pode ser considerada uma emergência dependendo da idade da mesma. Abcs

  3. AA40,

    Gostei do seu post. O orçamento mensal é muito útil para uma reflexão posterior em relação ao consumo como você disse no item 3.

    Muitos gastos são totalmente irrelevantes e impulsivos. Por isso consultar a planilha alguns meses depois pode fazer uma boa diferença em relação ao consumo futuro.

    Boa semana,
    Simplicidade e Harmonia

    1. Exato. Reflexão que possibilita uma certa previsão dos gastos futuros e principalmente possibilita ajustar o leme rumo ao abjetivo principal. Abcs

  4. Olá, AA40.

    Ter um orçamento é muito importante. Principalmente para aqueles que não tem controle.
    Antigamente eu não tinha nada planilhado, mas tinha tudo em cabeça, já que sempre fui controlado financeiramente.
    Muitas pessoas tem altos rendimentos, mas quando chega o mês estão atoladas em dívidas, pois não controlam nada.

    Abraços!

  5. Só faço a parte dos gastos desde 2017. Como sou autônomo com uma renda irregular, acho inútil orçar os futuros gastos. Prefiro focar nos gastos anuais comparando com o patrimônio acumulado. Fazendo isso dá para ter uma idéia de quanto preciso para não depender do trabalho.

    1. Como autônomo acredito ser ainda mais importante orçar e acompanhar os gastos ainda mais de perto pois demanda mais controle já que o fluxo de caixa é irregular. Abcs

  6. Eu faço orçamento mensal ajuda muito.

    Uma pessoa tem de ser como uma empresa, tem de saber o quanto ganha e o quanto gasta, para assim ter lucro e acumular patriminio.

    Abraço e bons investimentos.

  7. Estou chocado que em um site de FIRE/Economia/Finanças, uma enquete sobre orçamento mensal seja dado como importante SÓ por 66%.

    Tenho 40 anos, faço meu controle e orçamento mensal desde os 15. Registro MANUALMENTE cada despesa do Cartão de débito e crédito. Tenho TODOS meus gastos futuro registrados e "domados". Quando eu acordo o primeiro a ganhar bom dia e o último ao boa noite é meu amigo "orçamento mensal".
    Imaginem uma empresa sem um rígido orçamento e controle financeiro. Você investiria nela? Poria seu dinheiro na mão desse administrador?
    Como confiam dinheiro nas mãos de vocês sem um "GPS" para guiar o pobre e cego dinheiro nessas estradas perigosas dos investimentos?

    Pera aí, me deu até vontade de dar um beijo no meu amor.
    "Orçamento já tô indo, também te amo!"

    1. Entendo perfeitamente seu sentimento e surpresa. Se muitos dos leitores aqui não fazem orçamento, se pode ter uma ideia da média nacional. Em meio a uma crise de longo prazo sem perspectivas de melhora é quando mais é preciso utilizar estas ferramentas e otimizar o dinheiro tão escasso.
      Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *