Participe da pesquisa Benchmark sobre FIRE no Brasil

Prezados FIREs e FIREES, Benchmarking é o processo de tomada de dados e comparação de respostas de um grupo comum de indivíduos sobre determinado tema.

Estes estudos são uma forma simples de olhar ao nosso redor para verificar como os outros estão fazendo as coisas e tentar aprender novas abordagens e possibilidades. Todos podemos nos beneficiar com a publicação dessas informações e este método é utilizado por inúmeras empresas em inúmeros setores da economia como forma de aperfeiçoar suas práticas.
Com isto em mente, o AA40 elaborou um questionário simples com 20 perguntas sobre FIRE e o comportamento dos investidores brasileiros que almejam a independência financeira e/ou aposentadoria antecipada.

Este questionário será fonte de dados e permitirá conhecer o movimento FIRE brasileiro, seus hábitos, práticas, retornos, carteiras objetivos etc.

Compartilhe

 Pesquisa benchmark AA40
Fique a vontade para copiar a logo e colocar na sua rede social ou mesmo compartilhar o link para a pesquisa. Agradecemos muito !

Divulgação

A pesquisa ficará aberta até o final de 2019 quando faremos as primeiras análises e publicaremos aqui como o Anuário Estatístico FIRE no Brasil 2019Nossa meta é pelo menos 500 FIREs e FIREEs.
Posteriormente reabriremos o questionário e outro com algumas questões extras e de forma contínua pois será uma fonte de dados para o livro sobre FIRE no Brasil (projeto do AA40 para o pós FIRE).

Participe !

Participe você também. Clique aqui e preencha os dados até o final. Se parar na metade, fechar a tela ou não clicar em “Enviar” no final a pesquisa não será salva e os dados serão descartados.

Compartilhe e comente abaixo se faltou alguma pergunta que considera importante e estudaremos um adendo ao questionário atual.

(Se você respondeu as perguntas antes deste post ser publicado, por favor, responda novamente pois estávamos em fase de testes e aquelas respostas não foram computadas.)


Responda aqui ou clique no link para abrir em nova janela

Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

6 thoughts on “Participe da pesquisa Benchmark sobre FIRE no Brasil

  1. Buenas,
    100 ja da pra ter prévia… qual o tamanho da população pesquisada que tu estima para tua amostra ? Tenho curiosidade sobre isso. Quantos estão realmente em busca do FI – RE.

    Abs

    1. Uma prévia sim Anon. Difícil responder esta pergunta sobre o tamanho da população embora já havia pensando nisso. De uma forma nada científica, digamos que 1% da população seja das classe A e B e que realmente pode conseguir FIRE pois gastam menos que ganham, teríamos 2 milhões e 100 mil pessoas.
      Deste montante, suponhamos que apenas 1% tenha o interesse na IF e descubra FIRE, teríamos apenas 21 mil pessoas no Brasil que realmente poderiam atingir FIRE. Esta seria minha população. Amostrando 1% desda população ou 210 pessoas já estaria legal. No momento temos 175 respostas. Abcs

  2. Eu estava pensando em possibilidades. As classes A e B são compostas por 21,3 milhões de brasileiros, sendo 10,3 milhões na classse A e 11 milhões na classe B, veja que considera-se A quem ganha acima de 15 SM, então sinceramente eu retiraria da amostra metade da B (Classe B – de 5sm a 15) considerando empiricamente que a distribuição na classe B é uniforme.
    Teríamos um universo de 15 milhões de brasileiros com alguma chance real. Acho que desta turma bastante gente tem este interesse, e penso nisso considerando que tem "influencer" com 4 milhões de seguidores tipo "me poupe" com dicas basais.
    E ai eu "travo o nintendo", porque podem ser 10% ou 20% que realmente são superavitários. Ficando com o meio 15%, uns 2,25 milhões de população total bem próximo ao seu número.
    Respondi sua pesquisa a proposito, você tem material no blog sobre HNWIs etc vi que estimam em 185 mil brasileiros com mais de U$ 1 mi de patrimônio fora a casa. Sem me alongar demais achei o número baixo. consulta aqui https://worldwealthreport.com/reports/population/latin-america/brazil/
    PS: Sucesso mantenha o nível e eventualmente eu apareço leio comento, mas estas construindo algo bacana.
    Cordialmente
    Anon

    1. Legal anon. Obrigado pela ajuda na amostragem. Acho que faz sentido sim.
      Obrigado pela dica dos HNWI. Acho que ainda não escrevi nada sobre isso mas valeu a dica. Vou dar uma pesquisada e publicar algo em breve. Abcs e volte sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *