80% de resultado com 20% de esforço aplicado a sua saúde

Hoje vamos falar um pouco de saúde. A primeira vista isto não tem nada a ver com FIRE mas na verdade tem tudo a ver. Ninguém quer chegar na melhor fase da jornada, o pós- FIRE, quanto teremos dinheiro e tempo disponíveis e ter que gastá-los para recuperar a saúde perdida durante a fase de acumulação, não é? 
Muitos de nós na verdade vamos parar até antes do tempo justamente para evitar destruir a saúde por completo, como foi o caso do SRIF365 que antecipou FIRE em prol de sua saúde.

O fato é que não adianta apenas parar de trabalhar e esperar que a saúde naturalmente se recupere sem nenhum esforço. É por isso que hoje quero trazer as principais causas de morte no Brasil e no Mundo e como podemos, com um mínimo esforço, tentar evitar as principais delas.

Principais causas de morte no Brasil e no mundo

Segundo o levantamento feito pela Organização mundial da Saúde, as 3 principais causas de morte no mundo são Isquemia cardíaca ou infarto, Stroke ou AVC e Doença pulmonária crônica.

 

Já no Brasil, segundo levantamento do Ministério da Saúde via DataSUS, as três principais causas de morte também são praticamente as mesmas: Isquemia cardíaca ou infarto, Doença Cerebrovascular ou AVC e Infeções pulmonares.

 

Fonte: Ministério da Saúde – DataSUS
Fica aparante que o foco nos três principais grupos de doenças e sua prevenção podem resultar em um ótimo resultado no contexto geral.


80% de resultado com 20% de esforço

Assim como falamos do conceito oitenta-vinte aplicado ao orçamento FIRE, o foco inicial deve ser voltado para os três principais itens. O tão falado principio de Pareto que é atingir 80% de resultados com 20% do esforço, metodologia muito utilizada na indústria, TI e nos negócios. Por exemplo, geralmente (é uma regra empírica e não uma lei):

  • 80% do lucro de uma empresa provém de 20% de seus produtos
  • 80% do tráfego do seu blog vem de 20% de seus artigos
  • 80% das vendas são de 20% dos produtos



Nos gráficos e dados vistos anteriormente fica claro que as principais causas de mortalidade tanto no Brasil quanto no mundo todo é, em primeiro lugar, o infarte, em segundo, o AVC ou derrame como popularmente é conhecido. Já a terceira causa já é mais abrangente. As infecções de vias aéreas e doenças pulmonares que vão desde pneumonia, gripes, bronquites até enfisemas e cancer de pulmão.

Assim como em um orçamento, é possível identificar formas de prevenção ou minimização dos riscos de cada uma dessas doenças:

1) Prevenindo um Infarto

A prevenção consiste principalmente em reduzir os fatores geradores da aterosclerose, ou seja, evitar o tabagismo, controlar a hipertensão, os níveis glicêmicos (diabetes) e os lipídeos do sangue (colesterol e triglicerídeos) além de praticar exercícios com regularidade. Existem os fatores que não podemos modificar tais como o aumento da idade e os antecedentes familiares (genético), mas nesses casos redobramos os cuidados com avaliações clínicas mais rotineiras e controle mais rigoroso dos fatores modificáveis.

2) Prevenindo um AVC

A melhor prevenção é o conhecimento e controle rigoroso com os fatores causais como doenças do coração, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia. Além disso, deve-se associar uma atividade física regular, evitar obesidade, limitar o consumo de álcool e evitar o fumo do cigarro.

3) Prevenindo doenças pulmonares

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença pulmonar grave e progressiva, que causa falta de ar (inicialmente causada esforço físico) e predispõe o paciente a uma exacerbação de seus sintomas e a outras doenças graves.

Infecções respiratórias das vias inferiores são gripes, pneumonias, bronquites e bronquiolites.

Como prevenção recomenda-se evitar a exposição ao tabaco (medidas ativas e passivas) e fumaças tóxicas é de inestimável importância na prevenção primária da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A vacinação contra a gripe viral (influenza) e o Streptococcus pneumoniae é fortemente recomendada para todos os propensos a doenças cardiopulmonares, inclusive a DPOC. Recomenda-ainda atividade física regular para todos os pacientes.

Conclusão

Fica claro acima que algumas práticas são comuns na prevenção dos três principais causadores de mortes. Existem causadores que não podemos mudar, mas, assim como em finanças, vamos focar no que podemos controlar e melhorar e deixar os fatores imutáveis de lado. 
Primeiramente praticar exercícios com regularidade é apontado como método de prevenção nos três casos. Não tem tempo para isso? Já falamos sobre o 7-minute workout aqui. Em seguida monitorar e controlar sua pressão arterial e diabetes é tão importante quanto o anterior já que é método de prevenção das duas principais causas de morte no mundo. Em seguida evitar o cigarro, tanto ativa como passivamente, fumaças tóxicas (outro grande indicador que devemos deixas as grandes cidades para viver FIRE), controlar o colesterol e se vacinar contra a gripe são de alta importância. 

Aplicando o princípio de Pareto, temos a seguinte ordem de ataque:

  • Praticar exercícios físicos regularmente
  • Monitorar pressão arterial e diabetes e controlar se anormal
  • Evitar tabagismo de todas as formas
  • Controlar o nível de colesterol
  • Vacinar-se contra a gripe anualmente

 Ai está. Atacando cada uma dessas causas de mortalidade nesta ordem, estaremos minimizando no mínimo as três principais causadoras de problemas e mortes no mundo todo. Com isto minimizaremos também nossos gastos com saúde durante FIRE e complicações decorrentes delas. Um AVC por exemplo pode não matar mas paralisar ou incapacitar a pessoa de fazer suas atividades diárias ou mesmo de falar. Queremos evitar isso de toda a forma.

Colocar isto em prática enquanto vivemos nesta rotina de trabalho e correria é muito difícil. Eu mesmo tenho muita dificuldade de conseguir por em prática muitos destes itens. Já controlo a pressão arterial e o colesterol hoje via medicação, porém preciso melhorar no primeiro item que é praticar exercícios físicos com mais regularidade. 

Manter estes pontos de controle de sua saúde em dia é tão ou mais importante que atingir suas metas de investimento, de renda passiva, etc. Coloque elas na sua planilha também assim como muitos fazem com seu peso e suas finanças.

Só existe um problema em controlar estes ricos de morte. Você poderá viver tão mais do que o esperado que o seu plano FIRE precisará de ajuste ! Mas que problema bom de se ter, não ?

Comente abaixo:

Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

40 thoughts on “80% de resultado com 20% de esforço aplicado a sua saúde

  1. Falou tudo AA40! A gente tem que estar vivo pra aproveitar a vida FIRE. Aprendi aqui na blogosfera a buscar informação de qualidade pra cuidar da saúde, sempre baseada em ciência. Comecei através do Dr. Souto, via blogs e podcasts, e aos poucos vou me aprofundando. Me chama a atenção o fato que você mencionou sobre o controle de colesterol com medicamentos. Se você me permite a sugestão, busque informação sobre isso e vai ver que há abordagens muito melhores. Colesterol alto em si não é um problema, mas apenas um sinal de que tem algo errado com a sua saúde metabólica. Abraço!

    1. Valeu I. Meu médico me colocou em medicação pq ele disse que isto é um dos principais fatores para um AVC e controlar colesterol é muito importante para um hipertenso. Quem sou eu para discordar dele. Abcs

    1. Me refiro a coisas como data donseu último check up, seu peso, data da vacina gripe e da próxima, acompanhamento do colesterol, diabetes, exercícios (exemplo tempo lara correr 5k e tentar melhorar esse tempo), etc. Coisas quantitativas. Abcs

  2. Oi AA40, bem lembrado. As pessoas juntam dinheiro, mas esquecem de cuidar da saúde. Sempre digo que muitas doenças avisam antes de chegar. Eu sei que eu tenho dor de cabeça quando durmo pouco, que eu tenho fraqueza quando me alimento mal, que os sintomas prévios da nevralgia vem quando estou estressada…. meu marido estava com pressão alta, descobriu há pouco tempo que o sono eleva a pressão, e passou a dormir melhor. O que temos que fazer é parar um pouco para ouvir o que o nosso corpo está querendo nos dizer. Beijos.

    1. Obrigado pela visita Yuka. Eu tbm descobri há alguns anos que tinha pressão alta (genética) e terei que tomar remédio para a vida toda, mas melhor assim do que ter um AVC ou infarto.
      Abcs

  3. Muito bom AA40
    Considero a saúde nosso principal ativo. As pessoas dão tanto valor para números que acabam esquecendo de si mesma. Depois terão que pegar todos aqueles numeros acumulados e gastar para recuperar a saúde.

    e vou te falar. Cuidar da saúde não é algo assim tão complicado. é preciso disciplina.
    Pra quem pensa que cuidar da saúde precisa de uma academia, os mais caros e modernos equipamentos…ledo engano. Uma corridinha diariamente (30 minutos tá ótimo), exercicios com o proprio peso do corpo (não exige gasto com academia e equipamentos) aliados a uma alimentação simples e saudavel.
    Pronto…esta aí o segredo de muitos idosos que conheço na casa dos 60 ou 70 anos com ótima saúde. Enquanto isso tenho amigos que se matam de trabalhar, totalmente stressados e dizem que não tem tempo para cuidar da saúde!!!

    Abs e bons investimentos

    1. Realmente precisa disciplina assim como investir. Não deveria ser tão dificil assim para nós que temos isto já incorporado mas por algum motivo ainda sinto que preciso fazer mais por minha saúde. Abcs

  4. Olá, AA40.

    Parabéns pelo post.
    Depois que a gente pega o hábito de se exercitar a gente nunca quer mais parar. Se eu falhar o dia marcado eu já fico com a consciência pesada.
    Depois que comecei a correr 3x por semana eu nunca fiquei gripado ou pego raramente um resfriado bem fraco por volta de 2 dias. Hoje com 34 anos estou na minha melhor forma física dos últimos 10 anos. Eu nuca tomei vacina contra gripe e nem pretendo.

    Se você pretende correr. Comece aos poucos, ande primeiro, trote e depois comece a correr centenas ou poucos quilômetros (tipo 2km).

    Abraços!

    1. Que legal Cowboy. Sem dúvidas o exercício regular fortalece o sistema imunológico. Preciso dedicar mais e pegar o gosto por isto. Estou tentando corridas de 5km agora mas é um sacrifício ainda. Abcs

  5. Mais importante do que o colesterol é o controle glicêmico, na verdade grande parte dos problemas relacionados ao colesterol revelaram-se na verdade consequencia do excesso de ingestão de açucar. Dieta balanceada também é importante.

    1. Sky, cada caso é um caso eu acho. Meu médico disse que minha glicemia está ótima em todo check up porém colesterol sempre alto. Mas comer bem é sim muito importante, mais para alguns e menos para outros mas de toda forma é importante. Abcs

    2. Sim, cada caso é um caso. Estou falando que vários estudos comprovaram que na verdade o grande vilão é o açucar e não o colesterol, como se pensava antes. Na medicina a grande verdade de hoje pode se tornar a grande mentira amanhã. Não que o controle do colesterol não tenha sua importância. Abs

  6. Muito legal o post, bem diferente e bem lembrado!
    Gerenciar o stress também é algo importante, muitas doenças auto-imunes e psicológicas acabam vindo do stress… ainda mais pra nós que ficamos um tempo estudando investimentos no horário livre. Tenho achado importante viver o momento, porque se eu ficar pensando só na aposentadoria, vou enlouquecer. Então o legal é procurar qualidade de vida no caminho mesmo…

    1. Bom ponto CE. A saúde mental não mencionamos mas é muito importante, ainda mais em tempos de corrida a RV, pode deixar loucos os que mais sofrem de FOMO. Abcs

  7. Excelente texto AA40!
    Tenho seguido uma rotina de exercicios mas tenho um historico familiar de colesterol alto. Exercicio e alimentacao tem ajudado a manter em niveis "aceitaveis" mas nao posso bobear senao dispara.

    Abs!

    1. É EI, o meu bobeei e acabou estourando e já estou na medicação para entrar no nível normal e ai tentar manter com dieta. Coisa difícil isso, minha disciplina não é das melhores. Abcs

    1. Nem me fala, um dos maiores medos de praticamente todo FIREE, por isso é tão importante atacar os principais fatores. Atacando 20% se consegue 80% de resultado e isso até empolga um pouco. Abcs

  8. AA40,

    Em um mundo com tantos produtos prejudiciais tão chamativos, manter a alimentação o mais saudável possível é uma escolha que considero muito sábia. É o que procuro praticar, pois para mim, a saúde e o tempo são os ativos mais valiosos que possuímos.

    Boa semana,
    simplicidadeeharmonia.com

    1. Sem dúvidas o ativo mais precioso. Porém esta escolha não é tão fácil quanto parece. Tenho penado para manter bons hábitos mas entre uma escorregada e outra vamos tentando acertar. Abcs

    1. Legal Scant. Tentei colocar de uma maneira prática o que atacar primeiro e por que e como não parece tão complicado assim. Embora requeira uma certa disciplina. Abcs

  9. Ótimo post! Acrescentaria o câncer também nessa lista..a estimativa é que será a 2a causa de morte no Brasil em poucas décadas devido a nossos hábitos (consumo excessivo de açúcar, carne vermelha e derivados, baixa ingestão de frutas e vegetais, sedentarismo, etc). Não sabemos o que está se desenvolvendo dentro da gente, então bora cuidar da saúde!

    1. Verdade M5A. Felizmente as práticas de prevenção do cancer são semelhantes as que expusemos acima. Agora como gaúcho fica impossível evitar a carne vermelha hahaha. Abcs e vamos nos cuidar.

  10. M5A, cancer é uma doença que realmente me assombra. Tenho casos na família então fazemos exames regularmente.Também estou diminuindo drasticamente o uso de alimentos processados aqui em casa. Temos que nos cuidar sempre!

  11. Muito bom seu post, AA40.
    Tenho me interessado mais em cuidar da minha saúde ultimamente, e isso é percebido em meus posts de fechamento mensal.
    Comprei uma esteira e estou fazendo escolhas melhores de alimentos.
    Parabéns pelo seu post. Tenho certeza que vai ajudar muita gente.
    Grande abraço! Stark.
    http://www.acumuladorcompulsivo.com

  12. Sinceramente eu me exercito não para prolongar a minha vida mas para tentar ter mais qualidade enquanto estiver vivo, gosto muito da frase do meu avô que viveu até os 86 e tomava um Whisky todo santo dia em frente a praia e nunca se exercitou "se eu cuidar bem da saude e me alimentar direito irei morrer saudável".

    Infelizmente já fui agraciado com alguma doença incurável e que apesar de aparentemente não encurtar a minha vida irá me incomodar bastante até o final dela, então é muito questão de sorte ou azar mesmo.

    Sr.IF
    http://www.srif365.com

  13. Bom Dia AA40, tudo bom?

    Cuidar da saúde é fundamental, porque a não ser que você se torne um decamilionário ou mais, não conseguirá tratar da saúde. Meu pai fez tratamento renal por anos, já tomou várias injeções de 5K cada, e um dia que fiz o cálculo do custo do tratamento dele, vi que se tivéssemos fazendas, não conseguiríamos manter sem o governo.

    Cuidem da saúde, porque o dinheiro que possam fazer, NÃO IRÁ conseguir adquiri-la de volta.

    Grande Abraço!

    1. Pois é JA, e ainda tem gente que detona a saúde pública. É por que ou nunca precisaram ou nunca viveram em um país onde se vc não tem dinheiro para pagar morre na rua. O SUS se não é ótimo, é uma opção para não morrer na rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *