Subscribe

Anuário "FIRE no Brasil" - 2020

(Publicado em 20/12/2020)
Prezados leitores. Não é segredo que a pandemia tem influenciado muito nossa saúde física mas também a saúde mental. A internet, que já era uma terra de ninguém, ficou bem pior nestes últimos tempos, onde todos acham que possuem o direito de ofender os outros, desprezar o trabalho e dedicação das pessoas e ainda onde todos acham que sabem mais do o outro. É triste dedicar tanto tempo de sua vida que não volta mais a algo que parece não ter valor.

Desde o início em 2012, o objetivo principal deste blog foi trazer o movimento FIRE, tão ativo e engajado nos EUA, para terras brasileiras e acho que conseguimos este objetivo, afinal hoje o AA40 tem quase 10 milhões de pageviews e 230 mil apenas no último mês. 
Hoje, para o bem ou mal, milhões de brasileiros sabem o que é o movimento FIRE ou FI, RE, IF, ou seja lá como você o conheça. Diversos blogs, canais e perfis estão espalhando o movimento que trouxemos, pois a semente foi plantada, agora é deixar as raízes se espalharem. Acredito que quase tudo o que tinha que ser dito já foi dito e FIRE é algo que deve ser simples acima de tudo. Se complicar demais não estará fazendo da melhor maneira. Simplificadamente é só fazer isso:

  • Gaste (muito) menos do que você ganha
  • Invista a diferença (como? aqui)
  • Repita por muitos anos

Nosso blog tem bastante conteúdo já para quem quiser consultar todos os posts, pesquisas, simulações, ferramentas e tudo mais que muitos de vocês acessam toda semana, porém os novos posts serão mais esporádicos daqui para frente. Voltarei a postar mais frequentemente quando atingir FIRE e tiver mais tempo.
Encerramos também nosso Instagram (sei que muitos vão gostar disso já que só sabiam reclamar ou questionar o conteúdo lá postado). Vou dedicar mais tempo a minha jornada FIRE, família e minha profissão, pois é dela que tiro os aportes. Quero ainda dedicar um tempo para revisar e atualizar alguns posts antigos e a um projeto de educação financeira que estou bolando para atingir o público que realmente precisa, que não é a classe A e B que leem o AA40 (vide pesquisa abaixo).



Como último post de 2020 quero deixar a publicação do Anuário FIRE no Brasil 2020 com os últimos dados obtidos na pesquisa que ficou aberta de Julho a Novembro neste blog. O link para o documento está no menu correspondente e também embutido abaixo. Dedicamos mais de 100 horas a este projeto, esperamos que sirva para algo:



Continuaremos juntos na caminhada FIRE em 2021+ e o email continuará disponível se quiserem fazer contato.

Gostaria de desejar Boas Festas, Feliz Natal e Ano Novo ! 
Muita responsabilidade, muita saúde física e mental para todos e um 2021 muito diferente e melhor que 2020 ! 





Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização.

12 comentários:

  1. Obrigado e sucesso em seus empreendimentos.
    Saiba que fará falta seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. AA40 QUE ACONTECEU COM SEU INSTAGRAM. ELE SUMIU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resolvi acabar com ele. Alguns achavam que o que eu publicava lá não agregava em nada. Tipo falando do déficit americano, uns acharam que isto não deveria ser publicado pois dava a impressão que eu queria dizer para não investir nos EUA. Algo totalmente estúpido...preferi não perder mais tempo com aquilo então. Abcs e obrigado pelo papo que batíamos todo dia, vou sentir falta mas...continuamos na luta solitária que é como deve ser. Ainda vou continuar publicando por aqui, com uma frequencia menor. Abcs

      Excluir
  3. Eu não sei o que dizer AA40 ... :( eu sinto muito
    Você é fantástico, e para mim me ajudou a ficar animado durante a pandemia com tudo que eu aprendi, e tentando passar a chama.


    ResponderExcluir
  4. Conheci o AA40 recente... vai ficar a saudade... Mas como disse... há muitas publicações aqui que se eternizam! Grande abraço! E que sua pequena... seja muito bem vinda!!!

    ResponderExcluir
  5. Legal AA40, as vezes é melhor dar um freio de arrumação quando as coisas saem do prumo. Melhor focar naquilo que realmente importa e ademais logo logo chega a independência financeira tempo para os artigos não será problema hehe.

    Acredito que exista uma minoria barulhenta que acaba desanimando quem produz conteúdo. Eu mesmo nunca comento nenhuma publicação, mas sempre estou acompanhando e absorvendo os conceitos da firesfera, e digo para você que todos esses conhecimentos repassados mudaram a minha vida.

    Boas festas e muita saúde para você e sua família!

    ResponderExcluir
  6. Você prestou um serviço inestimável para a blogosfera por todo esse tempo. A minha mais sincera gratidão.

    Admiro sua decisão de deixar o site no ar, ainda que a pausa seja totalmente compressível pelas mudanças na internet e a natural mudança das prioridades de vida, peço que quando possível traga alguma postagem para nós, pelo menos para sabermos que está tudo bem e que segue rumo a IF.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
  7. Grande AA40! Aprendemos muito contigo! Melhor dar uma parada, se acalmar do que fazer algo sendo obrigado. Descanse bem e dê sinais de vida. Um forte abraço e obrigado, meu nobre!

    ResponderExcluir
  8. Aprendemos muito e fica nosso muito obrigado. Sucesso e quando atingir o fire poste aqui pra comemorar.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo apoio pessoal. Não abandonei completamente não, vou continuar publicando por aqui quando achar que vale a pena e quando houver novidades significativas.
    Também quando atingir FIRE com certeza pois a luta continua e está mais viva que nunca. Abcs a todos e continuem lendo e comentando que eu responderei.
    AA40

    ResponderExcluir
  10. Que trabalho bacana!! Parabéns!! É um otimo balizador pra sabermos se estamos no caminho certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Unk. Sempre é bom ler um elogio kkkkk. Abcs AA40

      Excluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog ou autores do AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.