Anuário 2020: “FIRE no Brasil”

(Publicado em 20/12/2020)

Não é segredo que a pandemia tem influenciado muito nossa saúde física mas também a saúde mental. Desde o início em 2012, o objetivo principal deste blog foi trazer o movimento FIRE, tão ativo e engajado nos EUA, para terras brasileiras e acho que conseguimos este objetivo, afinal hoje o AA40 tem quase 10 milhões de pageviews e 130 mil apenas no último mês. 

Hoje, para o bem ou mal, milhões de brasileiros sabem o que é o movimento FIRE ou FI, RE, IF, ou seja lá como você o conheça. Diversos blogs, canais e perfis estão espalhando o movimento que trouxemos, pois a semente foi plantada, agora é deixar as raízes se espalharem.

Mantenha Simples

FIRE é algo que deve ser simples acima de tudo. Se complicar demais não estará fazendo da melhor maneira. Simplificadamente é só fazer isso:  

  • Gaste (muito) menos do que você ganha
  • Invista a diferença (como? aqui)
  • Repita por muitos anos

Anuário

Nosso blog tem bastante conteúdo já para quem quiser consultar todos os posts, pesquisas, simulações, ferramentas e tudo mais que muitos de vocês acessam toda semana.

Anuário FIRE

Como último post de 2020 quero deixar a publicação do Anuário FIRE no Brasil 2020 com os últimos dados obtidos na pesquisa que ficou aberta de Julho a Novembro neste blog. O link para o documento está no menu correspondente e também abaixo. Dedicamos mais de 100 horas a este projeto, esperamos que sirva para algo:   Acessar o Relatório

Continuaremos juntos na caminhada FIRE em 2021+ e o email continuará disponível se quiserem fazer contato.

Gostaria de desejar Boas Festas, Feliz Natal e Ano Novo !  Muita responsabilidade, muita saúde física e mental para todos e um 2021 muito diferente e melhor que 2020 !     


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Não copie nosso conteúdo sem citar a fonte e pedir autorização.

14 thoughts on “Anuário 2020: “FIRE no Brasil”

    1. Resolvi acabar com ele. Alguns achavam que o que eu publicava lá não agregava em nada. Tipo falando do déficit americano, uns acharam que isto não deveria ser publicado pois dava a impressão que eu queria dizer para não investir nos EUA. Algo totalmente estúpido…preferi não perder mais tempo com aquilo então. Abcs e obrigado pelo papo que batíamos todo dia, vou sentir falta mas…continuamos na luta solitária que é como deve ser. Ainda vou continuar publicando por aqui, com uma frequencia menor. Abcs

  1. Eu não sei o que dizer AA40 … 🙁 eu sinto muito
    Você é fantástico, e para mim me ajudou a ficar animado durante a pandemia com tudo que eu aprendi, e tentando passar a chama.

  2. Conheci o AA40 recente… vai ficar a saudade… Mas como disse… há muitas publicações aqui que se eternizam! Grande abraço! E que sua pequena… seja muito bem vinda!!!

  3. Legal AA40, as vezes é melhor dar um freio de arrumação quando as coisas saem do prumo. Melhor focar naquilo que realmente importa e ademais logo logo chega a independência financeira tempo para os artigos não será problema hehe.

    Acredito que exista uma minoria barulhenta que acaba desanimando quem produz conteúdo. Eu mesmo nunca comento nenhuma publicação, mas sempre estou acompanhando e absorvendo os conceitos da firesfera, e digo para você que todos esses conhecimentos repassados mudaram a minha vida.

    Boas festas e muita saúde para você e sua família!

  4. Você prestou um serviço inestimável para a blogosfera por todo esse tempo. A minha mais sincera gratidão.

    Admiro sua decisão de deixar o site no ar, ainda que a pausa seja totalmente compressível pelas mudanças na internet e a natural mudança das prioridades de vida, peço que quando possível traga alguma postagem para nós, pelo menos para sabermos que está tudo bem e que segue rumo a IF.

    Abraços,
    Pi.

  5. Grande AA40! Aprendemos muito contigo! Melhor dar uma parada, se acalmar do que fazer algo sendo obrigado. Descanse bem e dê sinais de vida. Um forte abraço e obrigado, meu nobre!

  6. Obrigado pelo apoio pessoal. Não abandonei completamente não, vou continuar publicando por aqui quando achar que vale a pena e quando houver novidades significativas.
    Também quando atingir FIRE com certeza pois a luta continua e está mais viva que nunca. Abcs a todos e continuem lendo e comentando que eu responderei.
    AA40

  7. "A imensa maioria são das classes A e B novamente. Isto me deixa um pouco desanimado e inclinado a encerrar o blog. Estamos promovendo educação financeira no AA40 para quem não precisa."

    Muitas pessoas da classe A e B, apesar de ganharem muito bem, nao sabem sobre independencia financeira. Acabam gastando tudo, quando sobra algo coloca na poupanca ou em um investimento do "guru" do seu banco. Muitos desses iriam continuar na corrida de ratos pelo resto da vida se nao fosse esse blog.

    Um outro ponto super importante do blog e' ver que existem pessoas que compartilham desse sentimento de que tem algo errado com o "normal" do mundo (nascer, estudar, trabalhar ate 65 anos, e morrer). Temos a tendencia de fazer as coisas em "bando". Se ninguem mais pensa que isso e' um problema, entao o problema deve ser eu. Mas vendo que existem pessoas que pensam diferente, alguns que ate' ja conseguiram chegar la, serve como uma grande inspiracao. Isso e' imensuravel.

  8. Obrigado pelo trabalho pioneiro que tem feito para trazer o movimento FIRE para o Brasil!
    Espero que continue produzindo conteúdo por aqui e agregando valor para a comunidade!
    Feliz 2021 e sucesso na sua jornada FIRE!

    Um abraço!

    IFólogo Pop
    http://www.ifologiapop.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *