Subscribe

Blog e Ferramentas

TUDO SOBRE COMO COMEÇAR SEU BLOG

Este definitivamente não é um blog sobre TI e jamais teremos qualquer pretensão de ensinar algo a mais do que você pode encontrar facilmente na internet ou até já saber, porém, com a repercussão do post sobre por que ter um blog ajuda tanto no caminho FIRE e a criação do diretório da Firesfera (cadastre-se), nos sentimos quase na obrigação de ajudar aqueles que estão iniciando agora neste mundo dos blogs e dar algumas dicas que podem ajudar a aumentar a audiência e tornar seu blog mais atraente, embora só o conteúdo é que fará isto ao longo do tempo.



Afinal, como começo um blog?Existem inúmeras maneiras mas vamos focar aqui no que considero as 5 principais coisas a fazer: 


Escolha um nome

Esta pode ser a parte mais difícil. Em geral recomendamos ser criativo aqui. Não precisa ser um nome que faça muito sentido. Vemos exemplos como "Mister Money Mustache", "MadFientist", "Millennial-Revolution", "RootOfGood", dentre outros cujos nomes não são óbvios que se tratam de blogs de finanças. Outros como o "Aposente aos 40", "Early Retire Extreme", "Dinheiro Investimento e Lazer" deixam bem claro qual o assunto tratado. A escolha é sua. Pode ser algo referente a seu estilo de vida como por exemplo "Frugal Simples" ou ligado a profissão como por exemplo "Executivo Investidor". 



Um pouco de planejamento

Escolhido o nome, é hora de fazer um planejamento básico. -Sobre o que será meu blog? Tema principal e secundários-O que escreverei toda semana? Pode parecer que vai faltar assunto mas a beleza de blogar é que você tira assunto do seu dia a dia, das coisas que acontece com você, das notícias e seus impactos na nossa vida, juros, investimentos, acontecimentos que te fazem pensar e é claro muita leitura e horas escutando podcasts para buscar novos assuntos.-Criar uma logomarca legal é importante. Esta é sua empresa e fazer e divulgar a sua marca é essencial. Esta ferramenta grátis pode ajudar. Se não conseguir exportar gratuitamente dê um "print" da tela. Será bom o suficiente para um blog pessoal grátis. A parte prática. Criar o blogPartindo para a prática, agora é escolher uma plataforma, ou seja, onde seu blog será "hospedado". Existem logicamente milhares de opções pagas para você fazer isso, mas aqui vamos recomendar uma totalmente gratuita e fácil de usar. A plataforma Blogger do Google. Se você possui um email do Gmail já possui uma conta blogger e é só seguir os passos
  • Clique aqui para entrar na plataforma com seu Gmail e mesma senha.
  • Coloque o nome do seu blog. 
  • Escolha um dos modelos de página disponíveis e não se preocupe depois você pode mudar
  • Digite uma url, ou seja, qual o endereço que quer para seu blog. Geralmente o mesmo que o nome só sem acentuação.
  • Siga os passos até concluir. Pronto, seu blog já deve estar online
  • Digite no navegador para testar o acesso



Customizando e criando seu primeiro post

Seu blog agora criado ainda não está do jeito que deseja. Precisa escolher um tema, ou seja, um visual caso o padrão escolhido não fique legal. Existem muitos temas gratuitos para blogger online como este por exemplo. Baixe um, extraia e carregue o xml seguindo os passos deste vídeo.
  • Clique em Posts>Novo post, 
  • Ponha um título e comece a escrever.
  • Use a barra de ferramentas para formatar, adicionar imagens e links
  • Links, links, links - quanto mais links maior a significância do seu blog na rede e mais "famoso" ele se torna atraindo mais leitores. Links para artigos internos seus e para blogs da firesfera sendo o mais abrangente possível, relacionando posts de outros blogs que sejam complementares ao seu ou fazem antagonismo com seus pontos de vista. 
  • Não ignore a barra lateral na direita. Utilize os rótulos ou labels, crie permalinks, coloque descrição para o buscador encontrar seu post mais facilmente, etc. Tudo isso ajuda e é chamado tecnicamente de SEO ou optimização da ferramenta de busca e é extremamente importante atualmente. 
  • Agende posts futuros (agendamento) assim seu público continua engajado mesmo quando você não tem tempo para escrever.
  • Qual a frequência ideal? Duas vezes por semana é um bom número mas não se sinta pressionado. Poste quando tiver o que falar. 


-Carregue a sua logomarca criada nos passos anteriores seguindo estes passos.-Agora o seu blog está ficando com sua cara. Clique em layout e explore todas as opções. Com o tempo você aprenderá para que serve cada opção, adicionará widgets para deixar seu blog com mais "corpo" e conteúdo, etc.-A aparência estando quase finalizada é hora de começar a criar conteúdo. Postar de verdade. Jamais copiar e colar ou você nunca irá aparecer bem no ranking do Google nem o pessoal vai querer acessar seu blog para ler cópias. Seja original, escreva sobre sua vida, seus assuntos com uma perspectiva única. Quando mais única mais leitores atrairá. 


Domínio próprio

Você já percebeu a este ponto que seu blog tem url blogspot.com e não é como o www.srif365.com ou www.aposenteaos40.org. Isto por que nós compramos um domínio, ou seja, um endereço próprio na internet para nós.Isto não é grátis infelizmente mas é muito barato. Geralmente menos de 30 reais por ano como este aqui.Escolha seu domínio e pesquise para ver se ele está disponível. Estando, registre em seu nome e ai basta ir no blogger em Configurações>Básico e seguir as instruções para configuração dele no link correspondente ou seguir este guia.Lembrando que você não precisa ter um domínio próprio, mas isto é importante se você deseja que seu blog realmente decole e se torne famoso e bem acessado algum dia.


Blogroll. Por que ter um?

Um blogroll é aquela lista de outros blogs ou sites aos quais um blogueiro endossa, se identifica, faz referência ou é afiliado. Um blogroll geralmente é encontrado em uma das colunas laterais do blog e é uma forma de aumentar o relacionamento entre blogs e consequentemente o número de acessos. Para adicionar um vá no menu Layout e adicione um gadget chamado blog list ou lista de blogs. Aí adicione aqueles que você gostar mais.Comente, comente, comente !Para a maioria dos bloggers não há coisa melhor do que ver as pessoas comentando seus posts, perguntando, contribuindo. Jamais apenas leia um post, comente também. A maioria deixam os comentários abertos a anônimos, o que pode causar alguns problemas com trolls (troll é uma pessoa que inicia brigas ou perturba as pessoas na Internet para distrair e semear discórdia postando mensagens inflamatórias e digressivas, estranhas ou fora de tópico em uma comunidade online) mas no geral eles estão comportados ultimamente (batendo na madeira). Comente sempre pessoal, este é o único pagamento da maioria dos bloggers.


E como posso ganhar dinheiro com o blog?

Não é a toa que esta parte é a última. Você hoje em dia não conseguirá monetizar seu blog no momento da criação como antigamente. Isto por que o Google agora quer que você publique conteúdo e que seu blog seja relevante antes de disponibilizar ele para venda de propaganda. Não é regra mas muitos fóruns falam que você precisa ter uns 20 a 30 posts relevantes e alguns meses online para conseguir monetizar via Adsense. Se você não tem ideia do que é Adsense e como ganhar dinheiro com o blog aprenda mais clicando aqui.Há ainda os que prefiram começar na plataforma mais utilizada do mundo para blogs que é a Wordpress mas se você quer ter seu próprio domínio e toda a liberdade vai lhe custar um dinheiro e requer um pouquinho mais de estudo, mas se quiser começar já no Wordpress por que ouviu por ai que é melhor, fique a vontade- aqui um link para ajudar.Pronto pessoal. O que era para ser um quick guide se tornou um longo post. Enfim, espero que isto ajude vocês e iniciar no mundo dos blogs. O importante é não desanimar pois levará um tempo para decolar. O AA40 começou em 2014 mas até 2016 o número de visitas era muito pequeno até que compramos um domínio e investimos um tempo. Só agora está ficando legal - 5 anos depois. Mas assim como FIRE, o importante é não desistir e persistir. Um dia acontece. Abraços e bem vindos a Firesfera !

PODCAST (Publicação com o Anchor.fm)

Uma das melhores e mais simples ferramentas para você começar um Podcast GRATUITAMENTE e publicar nos principais canais como Spotify e Apple é o serviço https://anchor.fm. Basta se cadastrar e carregar seus arquivos de audio ou gravar a partir do próprio site.


PODCAST (Edição com Audacity)

Outra ferramenta gratuita indispensável para quem quer iniciar um podcast é o Audacity. Plataforma gratuita para coleta, edição e finalização de arquivos de audio para carga no anchor.fm. Baixe para Windows ou qualquer outra plataforma e teste agora mesmo. Ele parece ser bem complicado mas não é e você pegará o jeito fácil.


Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

Nenhum comentário

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão toleradas. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Os posts aqui mostrados não representam sob hipótese nenhuma recomendações de investimento.