11 sinais que você será rico, mesmo que não pareça agora.

Uma reportagem do Business Insider muito legal deste último final de semana lista alguns sinais que indicam que você será “rico” um dia.   “Comprar Bitcoins não garantirá sua riqueza futura – mas uma estratégia correta de poupar e investir pode garantir”  

O seu hábito com o dinheiro e finanças em geral indicam suas chances de se tornar rico ou ter uma grande estabilidade financeira mais adiante. Alguns desses hábitos ou sinais são (levemente adaptados para a realidade brasileira pelo AA40):  

  • 1 – Você começou poupar e investir assim que começou trabalhar, desde o primeiro salário;

  • 2 – Você nunca pega(ou) empréstimos nem parcela(ou) o cartão de crédito;

  • 3 – Você procura por promoções e pesquisa preços ao menos em 3 sites/lojas antes de comprar algo;

  • 4 – Você está preparado para emergências com um fundo próprio para isto;

  • 5 – Você não gasta o dinheiro que “sobra”, mas o investe;

  • 6 – Você poupa para o futuro e aposentadoria MUITO mais do que a média da população (5%);

  • 7 – Você tem tudo que precisa, mas não tudo que quer !

  • 8 – Consegue promoções no trabalho e aumentos com certa frequência mas não aumenta o padrão de consumo;

  • 9 – Consegue não gastar muito e mantém sob controle os gastos com aluguel, alimentação e transporte (os 3 vilões do orçamento);

  • 10 -Você investe em uma carteira diversificada de ativos e não só na poupança;

  • 11 -Você foge de cheque especial, da pegadinha do “sem juros”, do parcelamento e financiamentos;

É difícil colocar um número em ser “rico” porque é pessoal e depende de muitos fatores, incluindo onde você mora. Geralmente, ter riqueza significa não ter que se preocupar em poder pagar suas contas e ter uma aposentadoria confortável em uma idade decente é viável. ”

Adaptado de Business Insider  

Destes 11 hábitos, quantos você pratica regularmente? Comente abaixo  


28 thoughts on “11 sinais que você será rico, mesmo que não pareça agora.

  1. Acho que pequei só no item 1….lá no início de carreira eu não tinha muita consciência de poupança e investimento….

    Mas, no geral, acho que vou ser rico! rs

    Abraços!

  2. Espero que essa lista seja verdadeira, espero fazer os itens 1 e 4 com meu primeiro salário.

    Vou ganhar muitissimo pouco para conseguir investir, mas poupar já é um começo.

    ASS: Não Sou Pobre, Estou Pobre.

  3. É este o espírito Anon. Se vc está começando saiba que este é o melhor momento pois tem todo o tempo para os juros compostos te ajudarem…já nos que estamos quase lá não temos mais este luxo.. abcs

    1. Eu não entendi muito bem o que quis dizer mas tudo bem, eu sou extremamente leigo em finanças. Realmente poupar é algo que poucas pessoas fazem e eu pretendo fazer isso.

      Mesmo que seja uma renumeração irrisória, é o meu primeiro passo para a riqueza.

      ASS: Não Sou Pobre, Estou Pobre.

    2. Veja a fórmula do valor futuro: VF=VP*(1+i)n. O n é o tempo e é a única variável exponencial, ou seja, quanto mais tempo temos para deixar o seu dinheiro investido maior será o valor final (VF) obtido a partir de um valor presente (VP). Dá uma estudada nesta fórmula que o conceito é muito interessante.

    3. Tudo bem, mas eu sou menor, e estou falando de uma bolsa de auxílio de estágio.

      Tenho que caminhar muito para pensar em investimentos. Tenho coisas urgentes e necessárias para fazer com esse dinheiro por isso falo de poupar, nem que seja o pouco que sobrar.

    4. Ah entendi. Bom, saiba que o quanto antes começar, mais dinheiro vc terá no futuro pois isto depende diretamente do tempo investido. R$ 10 por mes é melhor que R$ 0. Só não começe arriscando tudo na bolsa de valores. Até os primeiros 100 mil fique só em renda fixa via corretora. Sucesso e boa jornada !

    5. Jamais daríamos risada. Ficamos orgulhosos de poder contribuir. Oxalá tivesse nos meus 20 e poucos anos e tivesse o conhecimento que tenho hoje e que está expresso aqui neste blog. Estaria "FIRE" há tempo!

  4. Belas palavras, AA40! Fez-me lembrar uma frase que diz algo assim: a gente não fica rico com uma ou duas tacadas, e sim com a constante prática de pequenos e bons hábitos.

    E aqui vc pode considerar todo tipo de riqueza…

    Abraço!

    1. Legal André. Quem quer ficar rico rápido quase sempre perde quase tudo. Devagar se vai longe e isso é mais verdade ainda nas finanças.
      abcs

  5. Me ensinaram a poupar desde que era uma criança bem pequena e assim eu fiz com meu filho; quanto antes começar melhor; nunca me canso de falar em casa e as vezes até com alguns gerentes de banco que querem empurrar cheque especial e afins que eu gosto de receber os juros e nunca dar kkk

    1. Uma educação financeira de berço pode valer mais que uma formação universitária muitas vezes ! No Brasil quem paga juros está ferrado como vc bem exemplifica.
      abcs

  6. O oito acho meio difícil, mas sempre que posso e tenho interesse corro atrás de promoções e descontos, seja no mercado, em farmácias, etc.

    Ja o 10 eu estou trabalhando pra mudar minha mentalidade sobre diversificação de portfólio.

    Excelente texto. Acho que estou no caminho, devagar e religiosamente.

    Grande abraço.

  7. Acho que já sou rico kkk, consigo atualmente praticar tdos os itens, o que mais se afasta de mim é a questão de começar jovem pois iniciei a poupar efetivamente a com 27 anos, aos 22 tentei empreender não deu 100% certo porém hj o negócio me rende uma renda extra e faço horas extras no trabalho para completar o intem 8 que é onde a maioria possui dificuldade.

    abraços obrigado pelo conteúdo.

  8. Baita blog!

    Concordo com todos os itens e até quero deixar uma dica que me ajudou demais!
    Sempre tive o costume de poupar, mas só nesse ano que comecei a mapear os meus gastos. Comecei a colocar tudo em uma planilha excel, que você pode encontrar facilmente no google. Em 6 meses de leitura diária de extratos, já tenho informação suficiente para decidir o que fazer com meus custos daqui pra frente. Se algo inesperado acontecer, sei exatamente onde posso cortar algum gasto pra suprir uma demanda nova. Posso estabelecer um objetivo tangível em função desses dados, por exemplo: se eu ir para o trabalho de carona com alguém, uma vez por semana, quanto de gasolina vou deixar de usar no fim do mês? São coisas que aos olhos parecem pequenas, mas que em números fazem a diferença.

    1. Perfeito Anon. Somente com informação que podemos perceber como estamos gastando bem ou não. Fazer isto que vc fez é o primeiro passo e um dos mais importantes na busca por uma vida financeira equilibrada e quiça começar a busca pelo FIRE.

  9. Menos a 1 e 2, pois antes de controlar minhas finanças e me tornar investidor, fui extremamente endividado. Hoje graças a Deus, invisto 50% do meu salário líquido. Rumo a IF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *