Subscribe

Meu empregador me proíbe de abrir conta em corretora. E agora?

Não sabemos o quão comum é esta prática no Brasil, mas dentro do setor financeiro é muito comum empregadores como alguns bancos estatais, bancos de investimento, agências de regulamentação, rating e controles, além de firmas de auditoria e certificação, proibirem ou limitarem em que e como seus funcionários investem no mercado.
Algumas empresas (por meio do setor de compliance - clique ai para saber o que é isto) proíbem ou controlam as ações que seus empregadores podem comprar e vender, outras vão além e proíbem de possuir conta em alguma corretora ou qualquer conta investimento.

Como já sabem, o AA40 está inserido na categoria mais restritiva e, por contrato, não me é permitido ter conta em qualquer corretora no Brasil. Também não achei qualquer legislação que proíbe o empregador de colocar estas cláusulas em contrato e como estou na fase de acumulação, melhor conviver com isto por enquanto.

Alternativas?

Felizmente me é permitido ter conta em banco estatal. A maioria dos bancos permitem investir em seus produtos de investimento, apesar das salgadas taxas de administração cobradas. Algumas opções disponíveis para quem não pode investir diretamente em ação são:
  • Poupança (uma das piores opções mas, melhor que conta corrente não é)
  • Fundos de renda fixa e DI (um pouco melhor dependendo do banco mas taxas muito altas)
  • Fundos Multimercados (infelizmente taxas de adm muito altas no Brasil e rendimento fraco)
  • Fundos mono ação (Caixa FI Ações Petrobras/Vale e BB Ações Petrobras/Vale são exemplos)
  • Fundos cambiais (tx adm muito altas)
  • LCI/LCA (Taxas ao redor de 80% do CDI sem IR não empolga muito)
  • CDBs de bancos grandes (oferecem taxas menores de 90% do CDI c/ IR)
Estes fundos, apesar de possuírem salgadas taxas, podem lhe permitir ter acesso a renda variável de alguma forma como no caso dos "mono-ações". Estes fundos geralmente são D+4 e possuem IOF e IR regressivo, o que impede ou desestimula muito fazer trades curtos e por isso mesmo ainda são permitidos pelos departamentos de compliance da maioria das empresas.

Outras empresas ainda permitem o acesso ao Tesouro Direto via banco estatal, que pode ser uma boa opção apesar destas instituições geralmente não isentarem o cliente de taxas como as corretoras o fazem.

Colocar em nome de parentes?
Antes de alguém fazer esta pergunta, geralmente os departamentos de compliance incluem qualquer familiar de até segundo grau na proibição além de monitorarem os CPFs diretamente no BC (ou COAF no caso de moeda) se for o caso de grandes instituições financeiras. Além disso com imposto de renda e tudo mais dificilmente alguém irá querer emprestar o nome.

Então, quando você ler aquelas matérias sensacionalistas no Infomoney [por exemplo esta e esta]  dizendo que você precisa abrir conta em corretora e que praticamente taxam você de "idiota" por não fazer, lembre-se que existe muita gente que não o faz por que não é permitido !

Outra opção?

Salvo multinacionais, geralmente investir no exterior é possível,  caso nada proibindo isto esteja em seu contrato de trabalho ou política de compliance da sua empresa.  Pode ser possível você fazer com o nosso colega VdD e investir no exterior via corretora estrangeira. 


E você caro leitor, é um sortudo que trabalha em empresa sem restrições? 
Você já teve ou tem alguma restrições do seu empregador para investir no mercado via corretora? Conte-nos abaixo:



20 comentários:

  1. Nunca tive restrição mas é alguns casos é sim necessário. Imagina se os cara da S&P pudessem entrar vendido antes de rebaixar a nota das empresas ou países? Nao seria juto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é anon. Exatamente pra isso existe os compliances. Dependendo do setor é mais ou menos restritivo. Nos EUA é ainda pior o controle e vc tem que dar acesso total a sua conta na corretora: Compliance fica com sua senha literalmente. Não quer? Peça demissão...é capitalismo selvagem mesmo.

      Excluir
  2. Pior é a pessoa não ter nenhuma restrição e AINDA ASSIM investir por meio de bancos de varejo. Outro dia salvei minha mãe das taxas bizarras para investimento em Tesouro Direto no Banco do Brasil e a ajudei a abrir uma conta numa corretora.

    ResponderExcluir
  3. Olá AA40,

    Restringir a algo que pode acarretar alguma coisa que pode ferrar a instituição, tudo bem. Mas restringir uma pessoa abrir conta em outra corretora ou banco diferente, investir em ações diretamente isso para mim é coisa de comunista. Eu não me sentiria bem trabalhar em alguma instituição que me impedisse essas coisas. Provalvemente iria pedir conta.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitos casos que isto é necessário por n motivos, mas alguns é osso.

      Excluir
  4. Isso tá parecendo ilegalidade. Já conversou com algum advogado???

    Quero receber meus proventos de fiis todo mês, do meu dinheiro cuido eu.

    Imagine perder uma superalta da Bovespa por conta de idiotice.

    Por isso quero fazer concurso bom e poder colocar meu dinheiro onde melhor me aprouver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversei informalmente e é legal sim e até exigido pela CVM no caso de empresas de capital aberto. Muitos cargos e empresas passam por um controle rígido. Tipo o que o Joesley Batista deveria ter seguido e hj está (deveria estar) atras das grades. Eike também.

      Excluir
  5. O lôco, AA40, eu desconhecia isso! Será que isso é legal? A longo prazo, as perdas (ou a falta de ganhos de escala) são enormes. Absurdo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas enfrentam isso em menor ou maior grau. Basta trabalhar no setor financeiro ou controladoria. Infelizmente é legal sim. As perdas já estou sentido há um bom tempo mas...seriam piores sem income do trabalho.
      abcs

      Excluir
  6. AA, voltando ao assunto do meu blog, por que você acha imigração uma escolha ruim?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diria ruim, mas eu já passei por isso e cara, é complicar a vida pra caramba. Tanto financeiramente pq vc praticamente perde acesso ao mercado brasileiro (veja posts passados) além de ter que começar do zero do outro lado do mundo, outra língua, outra cultura, longe de tudo e todos sem contar com a discriminação que muitos brasileiros sofrem em vários lugares do mundo. Depende muito do seu perfil, nao tem como dizer é ruim ou não,quiser encarar vai firme, mas coloque tudo na balança antes e planeje bem para não arrepender e acabar gastando suas economias nisso apenas. No final das contas é um investimento de risco a meu ver, mas isso é opinião minha. Faça o que tiver vontade e boa sorte. abcs

      Excluir
  7. Considerando que meu empregador me proíbe de deixar o país sem autorização dele vc está no lucro AA40!rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é IF365. O que estranho é que o pessoal não sabe disso. Mesmo o Infomoney age como se todos fossem livres para abrir conta onde quiserem e investir seu próprio dinheiro onde quiserem. Não temos liberdade de fazer o que quisermos nem com nosso proprio dinheiro. Realmente a sociedade moderna tá falida.

      Excluir
  8. Trabalho no BTG Pactual e nem é em área sensível mas mesmo assim monitoram tudo e não deixam fazer vários investimentos. É um saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é anon. Isto é verdade para todos os bancos de investimento até onde eu sei e ninguém comenta. Incrível.

      Excluir
  9. "Felizmente me é permitido ter conta em banco estatal"

    Felizmente ?!?!?!?!?!?!?!? Boa piada de primeiro de Abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não é piada. Debaixo do colchão seria melhor vc acha? Qual solução vc recomenda?

      Excluir
  10. A única solução que eu vejo pra você ter retornos melhores é investir em cryptomoedas, já que a área não é regulamentada e provavelmente seu contrato não deve proibir isso. Aproveite agora depois da bolha ter estourado, muitas moedas estão baratas. Ótima oportunidade pra quem perdeu o bonde.

    ResponderExcluir
  11. Realmente estar limitado dessa forma é ridículo, mas deve haver brechas nesse contrato aí, como por exemplo, abrir uma empresa e colocar o dinheiro no controle da PJ pra investimentos, da mesma forma que os corruptos criam offshores, holdings etc para ter a posse do dinheiro sem nenhum engraçadinho querer encher as paciências.

    Procura aí no seu contrato, talvez seja a sua salvação.

    ResponderExcluir

Mensagens ofensivas e críticas infundadas não serão aprovadas por ordens da minha terapeuta. As mensagens aqui postadas podem não representar a opinião do blog AA40. Obrigado