Em quais cidades do mundo você já seria FIRE ?

Quando postei um artigo sobre geo-arbitragem há algum tempo fiquei pensando que seria muito legal e útil ter uma ferramenta que você pudesse entrar com seu capital, custos, estilo de vida e ela te mostrasse em qual lugar do mundo você poderia ser FIRE hoje mesmo e quanto faltaria para ser FIRE em muitas outras cidades/países.
Para a minha surpresa, encontrei essa ferramenta e gostaria de compartilhá-la com vocês hoje. 
Trata-se da “Financial Independence Calculator” do incrível site nomadlist.com.

Exemplo fictício no sistema FIC-Nomadlist
Nesta interface você entra com sua idade, seu patrimônio líquido (net worth), cidade em que vive, converte seus valores de renda e gastos para dólares, entra com as taxas de juros médias que consegue investindo, taxa de imposto, se quer uma FatFire (marque a opção luxurious) ou não. Pronto. Clique no botão Calculate.
O sistema te mostrará uma lista ranqueada de opções onde você já seria FIRE (se hover alguma pois vai depender de seu patrimônio) bem como uma lista enorme de opções com a estimativa de quantos anos e sua idade e renda necessária para cada um dos principais locais do mundo. Veja um exemplo fictício abaixo.
Fonte: tela do site nomadlist.com
Lembrando que o site utiliza dados usando crowd-sourcing, o que significa que usuários atualizam o custo de vida de cada lugar, o que pode gerar pequenas distorções então utilize mais por referência mesmo.

Tem mais…

O mesmo site também elabora o NomadScore. Este score ranqueia as  melhores cidades para Nômades Digitais viverem e trabalharem remotamente, com base no custo de vida, velocidade da Internet, clima, segurança, diversão e outras métricas.
Veja o ranking atual (hoje 9 de Maio de 2018) clicando aqui. Bangkok na Tailândia está em primeiro lugar. A primeira cidade brasileira a aparecer na lista é Curitiba em 175° lugar, já São Paulo está em 254° e Rio de Janeiro em 694°. O ranking é atualizado ao todo momento com novos dados então quando você acessar pode já não ser mais o mesmo resultado.
Ainda é possível no mesmo site filtrar lugares com base em várias variáveis, além de ter uma sessão especializada em seguro médico e de viagem para nômades digitais e pessoas FIRE, confira.
Não deixe de visitar o site e nos contar abaixo em quais cidades você já é FIRE !




23 thoughts on “Em quais cidades do mundo você já seria FIRE ?

  1. Acho que vc deve ter ativado algum filtro na sua pesquisa de ranking, sem filtro algum a primeira localidade com maior pontuação Nomad é Canggu, que por "coincidência" é exatamente o lugar q eu decidi me mudar depois que pedir demissão do emprego daqui um ano…. minha escolha não foi aleatória, pesquisei bem(inclusive nesse site) e cheguei a conclusão que lá é um bom lugar para começar esse nova fase da minha vida.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    http://www.srif365.com

    1. Fala SRIF365, pois é, não foi filtro não; este ranking é atualizado a todo instante com dados de nomades digitais. Eles tem um aplicativo onde entram com os preços de tudo o que eles compram além de sensaçào de segurança, velocidade de internet, diversão, etc. Por isso muda mesmo. Ajusti o texto para dizer que este resultado obtive em 9/maio.
      Interessante sobre Canggu. Nunca tinha ouvido falar dessa cidade. Vou pesquisar melhor pois o custo de vida é ainda mais baixo que Bangkok – gostei ! Abcs

  2. Olá AA40,

    Legal sua postagem. Fiz uma simulação e com esse dólar alto desse jeito faz minha IF atrasar muito, caso for morar em outro país. Engraçado que eu moro em Brasília (cidade cara) e se for considerar o real eu atingiria a IF bem mais cedo. Na simulação a segunda cidade foi Curitiba e a primeira Kaohsiung, Taiwan. Ainda bem que é simulação, pois não condiz com a realidade (pelo menos para mim).

    Abraços.

    1. É Cowboy, certamente este dólar não ajuda muito. Por isso a importância de ter uma reserva investida nesta moeda, nem que sejam 10% do seu patrimônio.
      A simulação deve ter te dado uma lista gigantesca com muito mais opções que estas duas ai. Abcs

  3. Excelente AA40! Vou devorar esse site.

    Quanto aos dólares, só digo uma coisa: falo nada! kkkkkk Vamos investir no exterior pra não sofrer com a nossa economia louca!

    No último estudo que fiz, de compras seriadas de EPR, com 10 anos, 3 mil reais corrigidos pela inflação mais uma aposentadoria no Brasil, mesmo que fosse INSS, seríamos independente financeiramente em várias cidades do mundo.

    1. Valeu BPM. Investir fora está cada dia mais importante. Sua simulação é fantástica e só vejo um problema, a concentração só neste ativo. Já pensou em rodar este estudo para uma cesta de ativos REITs e DGs e divulgar? Ficaria super apesar de trabalhoso de fazer. Abcs

    1. Mais ou menos vaga. Se vc usar os locais como parametro, vc vai estr desconsiderando custos com viagens e passagens para sua terra natal, comidas que talvez não sejam do seu gosto (especialmente na ásia), locais provavelmente tenham casa propria, FIREs e Nomades nao…
      Numbeo é bom mas também é crowdsourcing então dá quase na mesma.
      abcs

  4. Muito legal o site, passei lá!

    As outras cidades de Portugal sem ser Lisboa ainda tem o custo de vida mais baixo, que significa poder aposentar mais cedo!

    Abraço e bons investimentos.

  5. Muito bom o seu post, AA40!

    Só posso mudar de cidade definitivamente se for pra fora do Brasil. Segundo o ranking, já moro na melhor de todas kkk

    Curitiba é muito boa mesmo, mas a parte do clima o pessoal deve ter pegado leve aí viu!

    Pensa numa Londres ao quadrado. É aqui!

    Forte abraço!

  6. Valeu TR. Bom para quem mora no norte dos EUA ou Canadá e norte europeu, o clima de Curitiba é Bahamas hehehhe. Eu moraria em ctba ctza. Abcs

  7. Fala AA40,
    Muito interessante…atualmente, o site me manda pra países bizarros, hahahah…deixa pra lá..
    Mas é um exercício interessante de se fazer: onde eu viveria tendo a IF?
    Confesso não ter a resposta com exatidão. Ao mesmo tempo que acho muito bacana morar num paraíso, com qualidade de vida, baixo custo…acho um desperdício viver num só lugar. Ter um endereço fiscal, um local é importante…mas adoraria viver por aí, sabe.
    É uma reflexão que vou fazer ao longo da minha jornada até construir minha IF!

    Obrigado, um abraço
    @-@ Ativos for Change

  8. Não conhecia esse site (nomads). Excelente, dá pra ir pensando na aposentadoria conforme a cidade que escolher morar! Tá salvo no favorito, assim como seu site!
    Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *