Seeking Alpha – fonte de conhecimento e ótimas ferramentas

Atualização: Em 2021 o seekingalpha se tornou um serviço por assinatura infelizmente.

Prezados leitores, como sabem, o AA40 está focando seus investimentos mais no exterior no momento basicamente por dois motivos. O primeiro é este e o segundo está no final deste post aqui.

Quem quer começar a investir no exterior pode consultar o ótimo site do BPM que tem todas as dicas e passo a passo. Além disso, com os recentes sell offs e aumento dos juros nos EUA, os valuations estão novamente voltando a ficar menos sobrevalorizados e algumas empresas já começam novamente ficar atraentes para compra DGI de longo prazo.

Queremos falar hoje do site e das ferramentas para quem quer investir visando dividendos no exterior como o VDD faz. Uma das melhores fontes de informações e ferramentas é o seekingalpha.com.

Se cadastrando

Ao acessar o site é recomendável que você se cadastre gratuitamente para ter acesso aos artigos mais recentes sobre ações e também adicionar no portfólio as empresas que está de olho para comprar.

Para isto, clique no link Sign in/Join Now e então Sign In with Google para se cadastrar com seu gmail (afinal quem não tem uma conta Google hoje em dia)

Fonte: Captura de tela do site seekingalpha.com em 24/10/2018
Uma vez cadastrado você já tem acesso aos artigos escritos por colaboradores do site bem como as ferramentas.

A ferramentas

Uma das ferramentas mais úteis na minha opinião é a PORTFOLIO. Você adiciona todos os tickers das empresas que quer analisar e a ferramenta mostra abas como Performance, Momentum, Dividends, Valuation, Debt e outras.

Na aba Performance por exemplo, você consegue ver indicadores, particularmente um que utilizo e gosto muito é o 52Wk Perf, ou seja, a performance nas últimas 52 semanas. Quando tenho dinheiro novo a investir é geralmente nas empresas que estão no final de lista que foco (mais de 10% de desvalorização no ano) pois, mantidas as condições de “qualidade” analisadas para adicionar a lista, são as que estariam mais desvalorizadas naquele momento e propensas a ter maiores retornos totais no longo prazo. Claro que nunca baseio as compras somente neste indicador.

Fonte: Captura de tela do site seekingalpha.com em 24/10/2018

Outro indicador interessante é o 60M Beta, ou seja, a correlação nos últimos 60 meses com o S&P500. Um beta de 1 significa que a ação acompanha o índice em termos de risco e volatilidade, acima de 1 cai mais ou sobe mais que a média do mercado. Um beta baixo pode lhe deixar mais tranquilo caso tema que a economia entre em recessão.

Dividendos

Naturalmente estamos falando de DGI então prestamos especial atenção aos dividendos e o site do SA traz uma aba muito completa com os próximos ex-dates, yield, payout, e muito importante, as taxas de crescimento dos dividendos nos últimos anos:

Fonte: Captura de tela do site seekingalpha.com em 24/10/2018

Pensa que acabou? Ao clicar no ticker, agora a SA adicionou recentemente uma super ferramenta de análise de dividendos, inclusive com simulação de Yield on Cost, uma das métricas mais importantes para o investidor DGI. Veja abaixo o exemplo de EPR:

Fonte: Captura de tela do site seekingalpha.com em 24/10/2018

Existem ainda muitas outras ferramentas que vamos deixar a cargo de vocês explorarem e conhecerem, como a aba holdings onde você coloca quantos papeis comprou e o preço médio e acompanha sua carteira; o SA inclusive pode enviar emails diários com qualquer notícia, resultados, aumentos de dividendos ou qualquer novidade sobre seus papeis !

Esperamos que gostem das dicas e se cadastrem no Seeking Alpha caso venham a se tornar investidores de dividendos nos EUA.

Pode-se ainda ganhar dinheiro escrevendo artigos (em inglês é claro) para eles com análises de ações se você for capacitado o suficiente para fazê-lo, veja aqui.

E você, já conhecia o Seeking Alpha? Comente abaixo:

16 thoughts on “Seeking Alpha – fonte de conhecimento e ótimas ferramentas

  1. AA40,
    tá aí algo que eu sempre quis fazer e por, literalmente, procrastinar, nunca consegui ir a fundo para entender como fazer..
    Cara, vc investe no exterior faz tempo? Saberia ou teria algum site (além deste), manual, livro, qq coisa, rs, que mostre como fazer?
    Tenho muito interesse em começar, porém (e não me crucifique), mal conheço os produto e dinâmica da coisa.
    Abcs!

    1. Olá RPB.
      Desde 2014 invisto por lá. Existem vários sites para diferentes estilos de investir. Para indexadores e investidores passivos acho que um bom começo é a Stock Series do JLCollins, só substitua mutual funds por ETFs já que estrangeiros não podem mais comprar Mutual pela nova lei.
      Para dividendos, temos o http://viverdedividendos.org/ que é muito bom e para iniciar tem o comoinvestirnoexterior.com do BPM.
      Dá uma olhadinha no nosso menu RECOMENDAMOS para mais links, livros e dicas. Abcs e na dúvida deixe sua pergunta ai. Abcs

  2. Diante do meu pequeno patrimônio, míseros aportes e falta de motivação para entender os protocolos prefiro ir comprando o IVVB11. Vlw pela dica AA40!

    1. Tá certo Alison. IVVB11 é um bom começo mas você esta exposto ao câmbio com ele não esqueça, sem contar que se seu objetivo é dividendos crescentes ele não ajuda.
      Mesmo com pouco, no longo prazo faz uma diferença legal receber dividendos em dólares. Abcs

  3. Grande AA40,

    Obrigado pela referência. Vamos juntos mostrar o quanto é libertador investir no exterior.

    Eu uso o Seeking Alpha também e até já tinha pensado em escrever sobre ele mas agora já tenho um post a indicar. Também gosto do investing.com porque posso colocar todos os ativos que tenho, tanto brasileiros quanto americanos. O SA não tem os ETF da Irlanda por exemplo.

    Sobre imposto de renda, cara, dá um trabalho tentar explicar de forma um pouco mais prática o que temos que pagar mas já tem uns 3 posts sobre imposto de renda no exterior no site. Dá uma olhada aqui https://www.comoinvestirnoexterior.com/declarar-ganho-de-capital-no-exterior/

    Vou criar a página sobre imposto de renda no exterior para facilitar e deixar um FAQ. Tem muita coisa legal que vem pelos comentários. Vou compilar pra tentar deixar mais fácil.

    Abração!

    1. Blza BPM. Seu site como investir no exterior tá ficando cada vez melhor. Uma página só pra IR seria bem legal já que é a principal dúvida dos investidores que tem medo de investir fora. Até videos de como fazer os carne leão e ganho capital seria muito legal para poder indicar para os leitores. Vou dar uma olhada no link que me passou.
      O SA é muito bom mas realmente não tem os ETFs da Irlanda. Não sinto falta pq não os utilizo mas muitos podem utilizar ai o investing ajuda mesmo.
      Abcs

  4. Otimo artigo AA40. Também invisto no exterior desde 2016, sempre acompanho seu blog e do VdD com dicas sobre mercado americano. Recentemente me mudei para o Canada e estou descobrindo o mercado de acoes e de REITs daqui!
    Acabei de criar um blog, onde pretendo também explorar esses temas.
    Voce poderia divulgar meu site aqui? Eu ja adicionei o seu no meu blogroll!
    Obrigado e abs!

    Executivo Investidor
    http://www.executivoinvestidor.com

  5. Aa40 
    Estou pensando em investir em um CDB de banco médio e vi que no site do banco ( BMG )eles oferecem uma taxa e na corretora a taxa é um pouco menor, queria saber se vale a pena me cadastrar e comprar Cdbs diretamente do banco emissor. Até hj só comprei via corretora, e não sei como funciona dessa maneira. Principalmente com relação ao FGC.

    1. Bem observado anon. Este é o jeito que a corretora ganha dinheiro por isso a taxa é menor na corretora. Eles ficam com a diferença pra vc nao precisar abrir conta em todos os bancos. É o preço que se paga pelo serviço. Se vale a pena ou não ir direto ao banco é relativo ao quanto vc está disposto a pagar por este serviço.
      O limite FGC é por CPF por instituição seja via corretora ou não isso nao importa. Abcs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *