Os 4 principais equívocos disseminados sobre o movimento FIRE

Pandemia: Uma das piores semana nos mercados financeiros

Que semana e que mês nos mercados, caros leitores. Fomos de máximas de 52 semanas para mínimas de 52 semanas em 4 dias apenas. Quase um flash crash. Para quem nos acompanha no Instagram (@aa40.fire), viu que o Índice do medo/ganância foi de mais de 90 (ganância extrema) no natal para 8 hoje (medo extremo).

Uma semana daquelas para testar se a sua alocação de ativos te permite realmente dormir a noite e para fazer aqueles que entraram na bolsa brasileira no oba oba dos últimos tempos e perto da máxima histórica a entender o que é renda variável de verdade.

Talvez muitos destes já estejam abandonando o barco, enquanto aqueles que, como nós, investem pensando em um futuro financeiro melhor e/ou em FIRE, estão comemorando a oportunidade de comprar mais e em promoção. Não podemos negar que é chato ver o patrimônio “virtual” diminuir, mas faz parte da jornada e como geralmente acontece, daqui 2 anos ninguém lembrará mais o que é Covid-19 assim como foi com a SARS, bem mais assustadora, no início do milênio. Veja o que o mestre JLColins falou sobre isto. Pode vir uma pandemia? Pode. Pode ficar pior? Pode. Qual seu plano se isto acontecer? Comprar quanto e quando? Não deixe isso ficar no empirismo, planeje com antecedência.
Vale ainda um parágrafo sobre aquilo que estamos alertando e fazendo desde 2018. Investimentos em dólar é mais essencial do que nunca para os brasileiros com certo patrimônio.

Misconceptions FIRE

Enquanto isso, trazemos uma matéria bem interessante que saiu na MarketWatch, Firewalker e NextAvenue, com os 4 principais conceitos e impressões erradas que as pessoas ficam ao lerem sobre FIRE: 

 

 

Equívoco nº 1: “FIRE é apenas para a geração do milênio”. Pelo contrário, existem muitas pessoas de 50 e 60 nas mídias sociais que vivem uma vida FIRE porém não conhecem o conceito em si. Este termo FIRE é novo e mais utilizado entre os bloggers mas é praticado com outros nomes desde os tempos feudais. Aos poucos o termo FIRE vem se popularizando mas é praticamente desconhecido da geração nascida antes da década de 80.

 

Equívoco nº 2: “FIRE exige sacrifício”. Na verdade, os membros da comunidade FIRE acreditam que se trata de adotar um estilo de vida financeiro saudável. Abraçamos o minimalismo e a frugalidade, que são dois lados da mesma moeda. O minimalismo enfatiza o valor das coisas sobre o consumo e o materialismo. Frugalidade significa obter o que você precisa da maneira mais econômica possível.

Não há problema em gastar com o que você realmente gosta e valoriza. Apreciar a vida e seus regalos é sempre importante e não se pode adiar muito isto. Sacrifício não é esperado mas existem sim exemplos de pessoas que vão ao extremo, mas não é aconselhável para manter a sustentabilidade do plano FIRE e um equilíbrio de vida.

Equívoco nº 3: “FIRE requer uma renda muito alta”. Existem muitos exemplos de pessoas de meios modestos que alcançaram independência financeira através dos conceitos FIRE, conhecendo o termo ou não. Por outro lado, também existem muitas pessoas com altas rendas que estão atoladas em dívidas e poupado nada ou quase nada. Ser FIRE depende exclusivamente de sua capacidade de poupar e gastar menos do que ganha.

 

Equívoco nº 4: “Você é aposentado ou precisa se aposentar”. Os membros do movimento FIRE estão redefinindo o termo aposentadoria. Acreditamos que a aposentadoria antecipada e o trabalho são opcionais quando você atinge a independência financeira. É uma escolha de como gastar seu tempo. A palavra “Aposentar” não tem o mesmo significado que anteriormente e muitos estão clamando por uma atualização dos dicionários afim de incluir o conceito FIRE de aposentadoria.

Fonte: Adaptado de NextAvenue e MarketWatch
 
 

E você, qual outro equívoco já escutou sobre FIRE? Comente abaixo e comente também o impacto da pandemia no seu plano FIRE e patrimônio.


 
Isenção de responsabilidade: Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não somos profissionais de investimentos nem consultores financeiros licenciados. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento.. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. AA40 não é responsável pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro.

27 thoughts on “Os 4 principais equívocos disseminados sobre o movimento FIRE

    1. Interessante, minha irmã me falou isto também recentemente ao tentar justificar um gasto bobo que ela fez. Geralmente estes termos são usados para dar "piece of mind" para quem faz algo indevido com o dinheiro. Abcs

  1. Excelente texto AA40. Simples e direto. O que mais escuto é sem dúvida sobre “aposentar cedo”, geralmente num tom de brincadeira mas dando aquela “cutucada”. Tento explicar o conceito mas não sei se todos entendem.
    Em relação ao mercado, cara tomei R$100mil de desvalorização! Minha reação? Comprei mais cerca de R$60mil aproveitando o desconto! Rsrsrs.. a grande vantagem de ser FIRE com dividendos é não ter preocupações com essas variações malucas do mercado!
    Abs.

    http://www.executivoinvestidor.com

    1. Valeu EI. Poucos entendem e menos ainda querem entender na verdade.
      É, 100 mil deixariam muita gente sem dormir mas tudo está no saber agir nos momentos assim. Como vc, eu tbm fui as compras que tanto estava aguardando. Importante ter um plano de aportes para as reservas para nao deixar isso na mão do achômetro. Algo do tipo, caiu 5% eu aloco x% da reserva, caiu mais 5% eu aloco x+y% da reserva e assim por diante para deixar os sentimentos de lado e se basear em lógica.
      Dividendos e yield shield ajudam muito. Recomento o último post do millennial-revolution. Abcs

  2. Sinceramente eu ainda estou tentando entender o motivo de tanto pânico devido a uma gripe com taxa de mortalidade de 0,2% a 0,5%… a reação que estamos vendo é digna de filmes sobre pandemias onde o vírus ou é 100% letal ou transforma pessoas em zumbis. Talvez minha posição de leigo no assunto esteja me cegando, mas acho que tanto o mercado como as pessoas no geral exageram na dose de desespero. Com a palavra algum médico para explicar isso melhor.

    PS: AA40, me faz uma gentileza? Poderia atualizar o seu blogroll tirando o antigo feed e acrescentando o novo feed do meu blog? Sempre recebi muitos leitores vindo do seu blog e notei que no seu blogroll a última atualização foi antes da mudança de plataforma. Obrigado!

    Sr.IF
    http://www.srif365.com

    1. Fala 365. Então, é um exagero essa reação sim mas ai junta tudo né. Um oba oba onde valuation não significava nada, excesso de otimismo, impacto econômico dessas quarentenas de cidades inteiras na China, etc. Tudo isso impacta e potencializa as reações e ai vemos isso. Logo o racional volta, mais dados ficarão disponíveis e os níveis reais do impacto serão precificados.
      Roll atualizado. Abcs

    2. A mortalidade do Coronavirus esta na faixa de 2% mas é muito mais elevada em crianças e idosos. Quem tem pais de idade avançada e/ou filhos pequenos tem muito o que se preocupar.

  3. Como estou no início da jornada, não sofri com a queda. Porém já vi pessoas próximas a mim falarem que a partir de segunda-feira sairão da bolsa. Esse clima de ganha-ganha que ocorreu nos últimos dois anos fez com que algumas pessoas acreditassem que era tudo muito fácil, e na primeira queda já pulam fora.

  4. Pode parecer incrível mas vi ontem uma matéria indicando que os CPF's mais compraram do que venderam ações na quarta-feira. Eu acho que muitos foram influenciados por algumas famosinhos do Youtube/Instagram que sempre pregam mil maravilhas, é diferente o que é pregado aqui nos blogs da Finasfera do que é pregado lá por esses neofamosinhos, o bom senso passa longe da maioria deles.
    Acho que se o movimento de queda continuar nessa semana muitos CPF's vão começar a sair ao ver que a correção tá demorando a chegar e a tendência é os mercados abrirem em baixa, os resultados da economia da China vieram piores que o esperado e a Coréia do Sul está com uma epidemia ganhando força.


    Nos meus investimentos eu senti pouco o impacto por ter uma carteira com 10% de exposição a renda variável, por enquanto vou manter tudo conforme o planejado e continuar aportando em renda variável, aliás existe alternativas? A Selic em 4,25% dá um desânimo que vale a pena continuar mandando dinheiro novo apenas na renda variável.

    Att,
    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    1. Salve PI, a coisa está estranha neste 2020 que mal começou. Vamos acompanhar pq vai sobrar boas oportunidades.
      10% de RV tem margem para aumentar ainda, principalmente no exterior diria eu.
      Abcs

  5. Não sei se foi o gancho pro seu post, mas você viu a entrevista do Sammy Danna no Pânico? Ele inclusive menciona seu blog e faz afirmações superficiais e equivocadas ao extremo… Talvez a comunidade FIRE nunca chegue corretamente ao mainstream, ao menos no Brasil.

    Quanto ao "pandemônio" do coronavirus, pra quem tá na fase de acumulação e faz aportes regulares, nada muda,mas pra quem já é Fire ou está bem próximo, ou tem que confiar muito na regra dos 4% (que já prevê cenários como o atual) ou tem que estudar uma flexibilização da TSR.

    Abraço,
    https://www.aposentecedo.com

    1. Não vi não AC. Como moro fora atualmente fica dificil ver estas coisas mas o Samy Danna perdeu qualquer credibilidade se tinha alguma fazendo este papel ridículo de difamar ao movimento FIRE que ele tem feito atualmente. Enfim, fazer o que se quem deveria promover a educação financeira se tornou mais um guru de bolsa servindo a interesses. Abcs

  6. Perfeito AA40! Mitos que precisam serem desfeitos!

    Quanto À alocação de ativos, concordo em gênero, número e grau. Publiquei hoje o resultado do portfólio do mês e caiu cerca de 2%, bem abaixo do mercado de renda variável, com a ajuda do dólar e ouro. E poderia ter sido menos pior se o ouro não tivesse caído muito na sexta-feira, por causa das chamadas de margem. Mas é isso que te dá uma certa tranquilidade no portfólio. Abraço!

  7. Oi AA40, eu ouço os 4 com frequência. Mas dos pessoal da minha idade, geralmente é isso mesmo que você escreveu, ou "é tarde demais para mim", "é um sacrifício muito grande por décadas"… Bjs.

    1. Olá Yuka, valeu pela visita. Sim, o tarde demais é bem comum mesmo, mas sabemos que não é, quanto mais velho vc é menos vc precisa acumular para começar. Abcs

  8. Realmente muita gente já vive como FIRE a muito tempo. Só não utilizava o termo.

    Em relação as quedas nas ações estou aproveitando os descontos e aumentando minha alocação em RV.

    Sigamos aportando.!!

  9. Dá para olhar o movimento FIRE de vários angulos, e vou me dar o direito de ser provocativo:

    O lado frugal e minimalista é uma reaçao contra o consumismo do mundo moderno (digo a parte capitalista e desenvolvida, pq em Bangadlesh ninguem é "frugal"por opçao). Também é uma reaçao infantil de uma geraçao mimada e hipersensivel que nao aguenta o tranco da vida moderna (cobrança social, conta pra pagar, filho pra criar) e se esconde numa vida medíocre, tentando convencer os outros que uma ilha particular e um iate cheio mulher não é uma vida legal de se ter.

    Por um lado o FIRE é um vitorioso, pq cai fora do circulo vicioso do "estuda, trabalha, morre". A vida é mais que isso.

    Por um outro lado o FIRE é um perdedor, pq apesar de ser milionario vive num padrao de vida inferior a sua renda anterior (um pobre milionário, eu diria). Algumas pessoas sao capazes de transformar uma pequena fortuna numa grande fortuna, um FIRE fica estagnado ou zera o saldo até morrer.

    1. O ultimo paragrafo também é um erro disseminado sobre o movimento FIRE – o Fire é um perdedor, isso não é verdade necessariamente. Sou Fire há 14 anos e hj vivo com mais qualidade de vida e num padrão econômico melhor do q quando me tornei Fire. Meus ativos e renda passiva (ex-inflaçao) aumentaram muito desde que iniciei o Fire. Fire não fica estagnado.

  10. Todos meus amigos de 45 anos ou mais aceitariam de bom grado uma ilha particular e um iate cheio de mulher bonita. Melhor seria se meus amigos já tivessem isso, mas só tenho amigo duro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *